Você sabia que é possível utilizar etiquetas impressas sustentáveis nos seus produtos? Este é um assunto pouco falado, mas de vital importância tanto para divulgação, quanto para preservação e de recursos naturais.
Se você ainda não conhece, esta é a oportunidade de você saber mais sobre o assunto e se informar.
Levando em consideração que são produzidos diariamente milhares de produtos e que cada um deles necessita de uma etiqueta, nada mais justo do que utilizar algo que minimize o impacto ambiental.
Então se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo atentamente até o final.
Como você já deve saber, as etiquetas são uma espécie de acessório que identifica o produto. Também chamada de rótulo pois contém informações relevantes como: data de fabricação e validade, composição, peso, descrição e muito mais.
As etiquetas sustentáveis possuem a mesma função, porém, são fabricadas de um modo mais consciente levando em consideração o meio ambiente.
Isso significa dizer que a sua produção tem um objetivo de amenizar os impactos ambientais, fornecendo ao mercado uma solução sustentável, diminuindo o uso de recursos naturais, energia e matéria-prima durante a produção até o descarte.
Agora que você já sabe o que é, veja quais são as principais características desse tipo de etiqueta sustentável. Você verá que existem vários pontos positivos pelos quais valem a pena investir nesse tipo de produção.
Até na hora de colorir as etiquetas existe um cuidado com o meio ambiente. O tipo de tinta utilizada normalmente derivada de compostos orgânicos voláteis, mas em menor conteúdo, ou tintas à base de água.
A ideia de se utilizar tintas ecológicas têm como premissa minimizar a liberação de poluentes, danosos ao meio ambiente e à saúde humana, durante o processo de impressão.
A segunda característica está ligada ao projeto dessas etiquetas. Algumas etiquetas sustentáveis, inclusive, criadas de um modo a facilitar sua remoção e reaplicação.
A vantagem desse tipo de etiqueta é que você pode reutilizar em várias embalagens diferentes, diminuindo o desperdício e amenizando a poluição.
Este termo pode parecer um pouco estranho, mas com certeza você já se deparou com ele em vários produtos que indicam que são amigos da natureza.
Basicamente os materiais eco-friendly são provenientes de reciclagem ou Fontes sustentáveis e costumam ser biodegradáveis.
Um dos exemplos é o papel reciclado, ou então o papel certificado FSC. Nessa lista também entram os materiais compostáveis.
Por último, esse tipo de etiqueta tem como uma de suas principais características a otimização do consumo de energia e água durante todo o processo de impressão.
Esta é uma grande vantagem visto que ela reduz drasticamente o desperdício de materiais e recursos naturais e faz com que o fabricante consiga aproveitar melhor e de modo consciente estes mesmos recursos.
Tanto as empresas quanto os consumidores devem valorizar cada vez mais a utilização de materiais sustentáveis, pois além de contribuir com o meio ambiente valoriza a imagem da sua marca.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, não se esqueça de compartilhá-lo.