Certas cores impressas como o vermelho, ou as que têm um alto componente de vermelho, geralmente refletem muito a luz vermelha ou infravermelha do scanner, assim como o branco. Como primeira aproximação, as cores possíveis para se obter uma boa leitura (com um scanner de 633 nm), são:
Para as BARRAS (ESCURAS):
O teor de ciano da cor dá o tom ‘’escuro’’ visto com o filtro Wratten 26. Também é conveniente um alto teor de carvão nas tintas, especialmente para os scanners infravermelhos (IR) nas etiquetas para código de barra.
A reflexão das barras deve ser MUITO BAIXA (alta absorção), isto é: Re (máx). 30%, os valores práticos de Re = 1 – 18% normalmente.
Para os ESPAÇOS (CLAROS):
As cores prováveis para se obter uma boa leitura (com um scanner de 633 nm), são:
A reflexão dos espaços das etiquetas para código de barra deve ser suficientemente alta (baixa absorção) para que o contraste resultante do código seja superior a 636%, que é a especificação mínima EAN/UPC. A reflexão mínima do fundo deve ser Rc (mín) > 31,6% normalmente. As tintas usadas passa o fundo (espaços) devem ser de baixo brilho para permitir os contrastes acima indicados.
ALGUNS EXEMPLOS DE COMBINAÇÃO DE CORES QUE PODEM SER USADAS NAS ETIQUETAS PARA CÓDIGO DE BARRA
São essas as combinações das 4 cores indicadas para as barras (preto, azul, verde e marrim-escuro), sobre as 4 cores indicadas para fundo (branco, laranja, amarelo e vermelho) e cujo resultado em geral é um contraste superior a 63%, dentro das especificações EAN.
Também podem ser usadas as seguintes combinações:
verde sobre branco marrom escuro sobre branco marrom escuro sobre amarelo
verde sobre laranja Marrom escuro sobre laranja verde sobre vermelho
marrom escuro sobre vermelho
ALGUNS EXEMPOLOS DE COMBINAÇÕES DE CORES QUE NÃO PODEM SER USADAS NAS ETIQUETAS PARA CÓDIGO DE BARRA