As etiquetas personalizadas servem para chamar a atenção do cliente para o seu produto. Além disso, ela fortalece a sua marca, com uma embalagem que remete a ela, e contribui com a logística interna e externa. 

Geralmente, as etiquetas personalizadas possuem o logo da empresa, o que contribui para uma presença mais efetiva no mercado.

É possível realizar diversos tipos de personalização nas etiquetas, desde a aplicação de cores, até as estampas com relevos ou holográficas. E eles podem ser combinados para atingir o resultado desejado pelo cliente. 

Materiais das etiquetas personalizadas

Na hora de elaborar um etiqueta personalizada, a primeira coisa a se pensar é o material que será utilizado. É possível imprimir essas etiquetas em diversos materiais, como papéis adesivos, alto relevo e adesivos plásticos (vinil e BOPP).  

Outro ponto importante e que deve ser levado em conta na hora de criar as etiquetas personalizadas, é o ambiente onde serão utilizadas. Em caso de ambientes frios, com baixas temperaturas, elas precisam apresentar uma maior resistência para que as informações contidas na embalagem possam se manter legíveis. Um outro caso é quando as etiquetas aplicadas precisarão ser removidas, como por exemplo, em copos e panelas. 

Vantagens das etiquetas personalizadas BOPP

  • A prova de água: as etiquetas personalizadas BOPP não se alteram em contato com a água e com a umidade, preservando as informações originais;
  • Resistente: as etiquetas BOPP são bastante resistentes a atritos e rasgos, possuindo uma grande vida útil. É preciso tomar cuidado ao manejar pois uma vez danificado, a tendência é que o rasgo ou o furo cresçam até rasgar o material completamente;
  • Suporta grandes variações de temperatura: esse material pode ser submetido a temperaturas muito baixas, como por exemplos de frigoríficos, por longos tempos sem perder as informações e as características. O BOPP também suporta altas temperaturas, resistindo até temperaturas de 80°, como em fornos.
  • Não maleável: esse material possui uma excelente aderência aos produtos, pois a etiqueta não se move depois de colada, permanecendo fixa. Por não ser maleável, não é recomendada a utilização para embalagens pouco rígidas ou com muitas curvas, pois pode haver a danificação da etiqueta.
  • Barreira: o BOPP possui uma propriedade de vedação grande, pois permite o isolamento de água e gases. Se laminado, o material ainda se torna mais resistente, mantendo as informações.
  • Qualidade de impressão: por ter uma superfície mais regular que outros materiais, o BOPP possui uma qualidade superior de impressão.

Vantagens das etiquetas personalizadas em vinil

  • Material à prova d’água: as etiquetas personalizadas em vinil são a prova d’água e de umidade, podendo ser utilizadas até mesmo embaixo da água corrente;
  • Resistência: as etiquetas feitas em vinil são mais resistentes que as etiquetas comuns, que são feitas em papel;
  • Qualidade de impressão: esse material possibilita impressões em alta qualidade e de diversas cores;
  • Diversidade: as etiquetas em vinil possuem a propriedade de poderem ser utilizadas em diversos formatos, tamanhos e cores. Elas também aceitam recortes diferentes, como em balões, explosão ou com bordas irregulares, e são recomendadas para produtos que serão expostos a variações climáticas e a condições como poeira e pó. 
  • Suportam grandes variações de temperatura: elas podem ser utilizadas em produtos alimentícios que vão ao freezer e são expostos ao calor. 
  • As etiquetas são autocolantes: é recomendado que elas sejam colocadas em superfícies livres de poeira e sujeira, para que possa aderir da maneira correta. Podem ser coladas em diversas superfícies como papel, papelão, plástico, vidro, entre outras.

Etiquetas personalizadas holográficas

As etiquetas personalizadas com efeito holográfico tem sido muito utilizadas, pois elas acabam atraindo ainda mais a atenção por sua beleza. 

As etiquetas holográficas refletem a luz revelando imagens que não podem ser vistas sem a incidência de luz e muito brilho. Essas etiquetas possuem um efeito multicolorido, com mais de 32 cores em seu espectro. Ou seja, é uma boa opção para a empresa que deseja se destacar na gôndola, visto que a maioria das decisões de compra é tomada apenas em frente ao produto.

Qualquer fator que possa ser incorporado a embalagem que chame a atenção do consumidor e aguce a curiosidade é um ponto positivo para a marca. Também podem ser uma boa ideia para empresas que querem uma identidade visual mais moderna, muito utilizada por marcas jovens.

Outro ponto importante das etiquetas personalizadas holográficas é que elas não são usadas somente pela sua beleza e brilho, mas também para segurança de produtos e documentos. Isso porque elas possuem informações em 2D e 3D, que podem ser vistas dependendo da posição que a luz for direcionada para a etiqueta. Essa tecnologia dificulta a falsificação de documentos, agregando valor ao produto e maior segurança para o cliente.

Etiquetas personalizadas: tamanhos e formatos

Existe uma infinidade de tamanhos e formatos possíveis para a sua etiqueta personalizada. Entretanto, os mais comuns são formatos especiais de rótulos adesivos, etiquetas para doces e etiquetas especiais para jóias e bijuterias.

Além disso, também é possível desenvolver etiquetas personalizadas com picotes especiais, como os utilizados em bancos de sangue, em que uma parte é destacada e vai para a bolsa, a outra na amostra e a terceira na ficha do paciente. 

Outro corte especial e muito útil em adesivos grandes é o liner. E para aplicá-lo, é preciso apenas dobrar a etiqueta, evitando que o adesivo suje. 

Por fim, também é possível fazer o picote de segurança, que são cortes feitos na etiqueta que impedem que ela seja removida por inteiro. Essas etiquetas são usadas para fechar caixas de pizzas e para identificação de produtos no supermercado, evitando a violação do produto.

Na Etipress você encontra etiquetas personalizadas para atender a todos os tipos de necessidades, de acordo com o que a empresa deseja. Com elas é possível criar uma identidade, mantendo as características da marca.

Vale ressaltar que vários aspectos precisam ser analisados antes de confeccionar etiquetas personalizadas. E o melhor é poder contar com uma empresa que entende do assunto e consiga te ajudar nesta escolha, como é o caso da Etipress. 

Se você precisa de etiquetas personalizadas, entre em contato conosco agora mesmo e faça já o seu orçamento!


ENTRE EM CONTATO

Profissionais especializados e prontos para atendê-lo. Inovação, qualidade e etiquetas exclusivas.