Código de barras GS1

14 de março de 2019
Compartilhe:

Criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída de produtos, os códigos de barras estão presentes em grande parte das atividades comerciais atualmente, cerca de 81% das mercadorias têm código de barras, segundo a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).

Por meio dessa ferramenta, é possível reconhecer um produto de maneira rápida e prática, além de controlar sua entrada e saída do estoque, por exemplo. A utilização desses códigos reduz as chances de erros a praticamente zero, uma vez que são padronizados e identificados por leitores de códigos de barras, que capturam, decodificam e transferem os códigos para um computador, onde serão analisados por um software adequado.

Hoje em dia, a maioria dos estabelecimentos usa os códigos de barras para agilizar e automatizar as tarefas diárias dos negócios. Eles são indispensáveis em grandes centros de distribuição por sua praticidade e eficiência, mas as pequenas empresas também podem se beneficiar, ganhando em organização e melhoria das atividades internas e administrativas.

Conheça os principais códigos GS1 e suas aplicações:

GS1 DataBar

Compreende uma família de sete tipos de códigos, dos quais quatro são escaneados nos pontos de vendas. A principal característica desse tipo de código é que ele é menor do ponto de vista físico. Com isso, pode ser aplicado em produtos menores, como os do setor de hortifrúti.

Outro diferencial do GS1 DataBar é a maior capacidade de armazenamento de dados. Ele pode contemplar informações sobre o lote e a data de validade, por exemplo. Suas principais aplicações são em frutas, verduras e legumes, joias e bijuterias, componentes eletrônicos e cosméticos.

GS1-128

Possui o padrão ideal para as atividades logísticas. Além da identificação, ele pode conter também informações variáveis, como número de série, data de validade, medidas e número de lote de produção.


É formado por um padrão alfanumérico flexível e configurável, sendo facilmente adaptado a diversos tipos de necessidades. O GS1-128 pode ser lido pela maioria dos leitores ópticos a laser disponíveis no mercado.

Por ter sido desenvolvido para a cadeia de transporte e logística, seu foco é garantir a máxima rastreabilidade. Permite a inserção de diversos tipos de dados que ajudam a identificar a origem de cada produto.

GS1 Data Matrix

É um código bidimensional com grande capacidade de armazenamento de informações em um espaço reduzido. Sua leitura não é feita por leitores comuns, mas sim por câmeras digitais.

Uma grande vantagem que esse tipo de codificação apresenta é a possibilidade de impressão direta no produto. Nesses casos, o GS1 Data Matrix pode ser gravado a laser, tornando-se mais resistente a condições adversas, como os desgastes provocados por componentes químicos e atritos.

O setor que mais utiliza o GS1 Data Matrix é o da saúde, por garantir maior confiabilidade nas informações incorporadas e aumentar o poder de rastreabilidade de medicamentos e instrumentos utilizados por médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

GS1 QR Code

É outro código bidimensional e seu foco é servir como uma espécie de embalagem estendida. Ele é mais ligado às questões do marketing do produto, sendo formado por pontos escuros sobre um fundo branco, os quais representam dados baseados em texto. A leitura é feita por softwares ou aplicativos para smartphones.

Seu uso possibilita que um URL seja informado e leve o consumidor para uma página com informações complementares sobre o produto em questão. Ele vem sendo utilizado por diversos setores, visto que seus benefícios são aproveitados em qualquer tipo de produto.

O grande diferencial do QR Code é a oportunidade de complementar as informações da embalagem. Afinal, muitas delas não têm tanto espaço disponível. Assim, qualquer pessoa com um celular pode acessar informações mais completas sobre o item.

Cada um dos códigos de barras apresentados tem suas funções e aplicações mais apropriadas. De acordo com o tipo de empresa, é possível usar mais de um ao mesmo tempo. O importante é saber escolher qual código de barra poderá suprir melhor suas necessidades.

A GS1 Brasil é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global, responsável em todo o mundo pelo padrão de identificação de produtos e serviços (código de barras). Após receber sua primeira numeração da GS1 brasil, comunique à Etipress para ajudarmos você a montar código de barras ideal para o seu produto.

Deseja etiquetas adesivas com códigos de barra? Consulte todas as opções da Etipress!

A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 22 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré-impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!