A importância do código de barras nas etiquetas impressas

11 de agosto de 2023
Compartilhe:

Você sabe qual a importância da utilização dos códigos de barras nas etiquetas impressas? Saiba que são mais do que itens de identificação.

Então acompanhe este artigo sobre o assunto e saiba como manter sua mercadoria segura contra as falsificações.

Qual a função de um código de barras?

A utilização dos códigos de barras tem a função de identificar cada tipo de produto e acessar suas especificações. Nos armazéns e depósitos é de extrema importância pois colabora com a organização. Ferramenta importante também no gerenciamento de dados pois podem ser rastreados e durante o transporte das mercadorias - o que facilita saber sua localização. 

Eles também são responsáveis por impedir falsificação de produtos, mostrando-os como autênticos no mercado, pois possuem registro adequado no sistema com lote, data de fabricação e validade. 

Quais as principais razões para utilizar o código de barras nas etiquetas impressas?

Agora que você já sabe que o código de barras é um elemento crucial na identificação de produtos e mercadorias das mais diversas áreas, auxiliando a logística e o controle de estoque, veja as principais razões para se utilizar.

Facilitação do controle de estoque

O código de barras é importante no gerenciamento do estoque de produtos e mercadorias pois permite que todo o monitoramento seja feito via escaneamento.

É ideal para controlar a quantidade e a localização dos produtos em tempo real. Uma vez escaneado, é possível fazer a atualização dos seus registros além de otimizar o abastecimento de produtos.

O controle feito através do código de barras evita problemas comuns como a falta de produtos ou mesmo o excesso de estoque.

Identificação rápida e redução de tempo

Uma das coisas mais importantes na utilização do código de barras é toda a informação codificada de modo visual. 

Desta forma, as leituras feitas de modo rápido e preciso utilizando um scanner eletrônico. Além de tudo, a utilização do código de barras é capaz de minimizar os erros de digitação.

O resultado é a economia de recursos, um processo muito mais aprimorado e automatizado.

Integração com sistemas de informação e padronização

Os códigos de barras seguem padrão de modo Internacional. Ou seja: fácil identificação e reconhecimento mundial.

Se você está pensando em expandir o seu negócio para mercados internacionais, comece a utilizar o código de barras em seus produtos.

Podem ser integrados com facilidade aos sistemas de gestão de empresas, por exemplo, ERP e WMS. A integração do sistema torna a coleta e o processamento de dados muito mais simples, além de tudo, fornece informações precisas para a tomada de decisão do sistema operacional do código de barras.

Finalizando, estas foram as vantagens e importância da utilização do código de barras nas etiquetas impressas.