Adesivo em papel couchê - Quais as principais vantagens?

15 de março de 2022
Compartilhe:

Adesivo em papel couchê, quais as principais vantagens? Um material muito versátil, de inúmeras aplicações, e bastante econômico. Muito usado na produção de etiquetas em rolos.

Tá com dúvida na hora de decidir qual etiqueta irá usar no seu produto? Primeiramente, vamos tirar alguns dos principais motivos de indecisão na hora de escolher a sua.

E hoje em específico, vamos falar tudo sobre os adesivos em papel couche. Material muito comum e um dos mais utilizados para produtos que não passam por situações muito adversas como temperaturas extremas e muita umidade.

O papel couchê possui uma superfície muito lisa e que traz um brilho ou semi brilho. Frequentemente, as pessoas pensam que esse material é feito de plástico ou derivado de petróleo, mas na verdade ele não é um papel plastificado, e sim um papel revestido por aditivos minerais.

Ou seja, por causa dessa composição, temos inúmeras vantagens e algumas desvantagens, ou melhor dizendo, características. Por não ser plástico ou filme, o papel couchê é mais suscetível a rasgos.

Vantagens e desvantagens

Quais as principais vantagens do adesivo em papel couchê? Agora é a hora de responder e nomear as principais características desse tipo de etiqueta.

O papel couchê não é recomendado para o uso em objetos e produtos que terão muito contato com água. O contato com a água de forma esporádica não irá estragar ou desgastar a etiqueta.

Fazendo com que o contato direto e constante, a imersão ou ambientes muito úmidos como câmaras frias e produtos congelados podem fazer com que a etiqueta ou adesivo se rasgue ou descole.

Ou seja, se o produto tiver pouco contato com ambientes frios, ainda é possível utilizar do papel couche. Mas se ele passar tempo demais, o frio pode deixar o adesivo úmido, trazendo alterações na sua aparência. Primeiro se tornando acinzentado nas bordas até chegar ao meio, pode inchar e enrugar, além de ficar muito fácil rasgar ou desfazer nessas condições.

Nesse sentido, mais um detalhe sobre o papel couche, é que ele não pode ser aplicado em produtos congelados ou úmidos. Sua aplicação deve ser feita acima de 5°C e de preferência a uma temperatura ambiente.

Contudo, após aplicado, ele suporta temperaturas de -20°C até 80°C sendo um material com boa resistência a temperaturas.

Acabamento e qualidade

Em outras palavras, um diferencial positivo no uso do adesivo em papel couchê e uma das principais vantagens, é a aplicação de verniz ou laminação sobre a impressão. Trazendo muito mais brilho e beleza para a etiqueta. Fazer isso também melhora muito sua resistência a atrito e condições de clima.

Também existem os chamados hot stamping e cold stamping, que trazem mais resistência a temperaturas, cores especiais, holografia e relevo.

Definitivamente isso torna o papel couche um dos tipos de adesivos mais utilizados para diversos tipos de produtos. Muito utilizado em rolos, como já foi dito, permite uma redução no custo principalmente em grandes escalas, sem comprometer a qualidade da etiqueta.

Finalmente, agora com tantas informações sobre esse tipo de adesivo, fica muito mais fácil decidir se este é o material ideal para seu produto, não é mesmo? Fique ligado e acompanhe mais postagens sobre outros tipos de adesivos, etiquetas e rótulos.