Como devem ser as etiquetas para bares e restaurantes?

24 de janeiro de 2019
Compartilhe:

Todo o proprietário de um negócio, que produz alimentos como bares e restaurantes, precisa estar atento às normas para etiquetas de produtos alimentícios. O motivo é simples: para comercializar esses itens é necessário que os rótulos sigam rigorosamente as leis estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, para que um produto tenha boa saída no mercado, é imprescindível que ele consiga comunicar ao público-alvo todas as suas características.

 

Por este motivo, bares e restaurantes necessitam de diversas etiquetas, seja para identificar algo, decorar o ambiente e as mesas ou até mesmo para sinalização. Uma excelente alternativa são as etiquetas adesivas, com impressão em alta qualidade, ideais para serem usadas em selos, os mais recomendados tipos de etiquetas para bares e restaurantes.

 

Essas etiquetas contêm informações sobre a manipulação dos produtos alimentícios abertos, por obrigatoriedade da Anvisa, com dados como: nome do produto, data de manipulação, data de validade, conservação e visto do responsável. Outra etiqueta muito importante é aquela utilizada para entrega de produtos em domicílio. Elas precisam ter picotes de segurança para fechar caixas de pizzas ou outros alimentos delivery.

 

Já as etiquetas tipo rótulos são essenciais para que os consumidores conheçam todos os ingredientes que compõem o alimento. Eles devem ser descritos em ordem decrescente, ou seja, do componente de maior quantidade ao de menor. Alimentos de componente único, como uma embalagem de feijão ou de leite, não necessitam dessa listagem.

 

Na tabela com informações nutricionais devem vir descritos alguns itens como o valor calórico, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio, por exemplo. É recomendável que essa descrição dos ingredientes seja elaborada por um nutricionista.

 

A legislação exige também que, em produtos que tenham prazo de validade menor que três meses, seja registrado na etiqueta o dia, mês e ano do vencimento. Produtos que vencem em mais de três meses após a fabricação, apenas o ano e o mês são suficientes.

 

Para as pessoas alérgicas a determinados ingredientes, as etiquetas devem apresentar informações sobre alergênicos logo abaixo da lista de ingredientes. De acordo com as regras estabelecidas pelo órgão fiscalizador, é obrigatório informar e destacar a presença de 17 tipos de ingredientes, como trigo, crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, os tipos de leite, avelã, amêndoa, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, macadâmia, pistache, castanhas em geral, pinoli e látex natural.

 

É importante ainda que seja informado se há ou não contaminação cruzada. Um bolo sem glúten, por exemplo, se assado no mesmo forno utilizado para bolos feitos com farinha de trigo, pode ser contaminado com micropartículas de glúten existentes no local. Dessa forma, o alimento não pode ser consumido por celíacos, pois tem contaminação cruzada.

 

A partir de 2019, de acordo com uma nova norma aprovada recentemente, as informações sobre a lactose também deverão constar nos rótulos.

 

É comum que alguns alimentos, como os queijos, salames e frutas, tenham as etiquetas coladas sobre o próprio produto, sem que haja uma embalagem externa que envolva o item. Nesse caso, é necessário ter um cuidado especial para que o material da etiqueta seja adequado, não causando reações químicas que possam prejudicar o alimento. São indicados materiais como o poliéster e o papel sintético.

 

Por fim, a Anvisa exige também que os produtos abertos sigam algumas normas de higienização e identificação para serem seguidas pelos manipuladores de alimentos.

 

 

Etiquetas Etipress

 

Com ampla experiência no mercado e padrão de qualidade, a Etipress oferece uma linha completa de etiquetas para bares e restaurantes, de diferentes cores e modelos, totalmente personalizadas para o seu negócio.
Basta nos informar a sua necessidade para desenvolvermos a melhor alternativa para o seu negócio, com entrega rápida e preço competitivo.

 

Está procurando a melhor etiqueta para seu bar ou restaurante? Entre em contato com a Etipress!

 

 


A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 22 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré-impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!