Como saber qual etiqueta usar?

22 de dezembro de 2022
Compartilhe:

Você tem um negócio e precisa etiquetar, mas não sabe qual tipo escolher? Não se preocupe! Vamos te ajudar, passando as informações que você precisa para dar seguimento no seu negócio.

Para que as embalagens cheguem prontas às prateleiras, elas passam por vários processos. Um deles é a etiquetagem. Nas etiquetas constam informações importantes sobre os produtos e as empresas como: data, local de fabricação, ingredientes, nome, armazenamento etc. 

Tudo aquilo que é importante para o cliente saber, deve constar na etiqueta. Outra coisa que você deve saber é que as etiquetas impactam diretamente na forma como o consumidor interage com o produto. Por esta razão elas são muito importantes.

Vamos explicar quais os tipos e para qual finalidade são mais indicadas. Então, se você ficou interessado, continue por aqui e saiba mais.

Etiquetas térmicas

São as mais utilizadas em varejo e são conhecidas por não precisarem de tinta, ou seja, o material que compõe esse tipo de etiqueta passa por um tratamento para que, ao entrar em contato com o calor, escureça e então apareça as informações nela.

O ponto negativo desta etiqueta é que a durabilidade dela é baixa.

Etiquetas removíveis

Esse é um tipo vantajoso de etiquetas pois podem ser reaproveitadas de alguma forma. São bem comuns nos trabalhos que envolvem logística ou, mesmo, nas indústrias.

Uma grande vantagem de se utilizar esse tipo de etiqueta é que o dono do negócio poderá reduzir os custos de produção. Para maior durabilidade podem ser desenvolvidas em materiais emborrachados e até mesmo acrílico.

Etiquetas de papel

Falando em economia e redução de gastos na produção, você poderá investir neste modelo de etiqueta. São as mais comuns e econômicas do mercado.

Fáceis de fabricar, pois podem ser feitas em impressora comum, não necessitam de materiais especiais na sua composição. O papel fica à livre escolha do dono do negócio.

A única desvantagem é que a durabilidade dela é pouca, logo você precisará fabricar a mais ou renovar as etiquetas dos produtos de tempos em tempos.

Etiquetas RFID

Esse tipo de etiqueta recebe uma identificação por rádio frequência. As etiquetas inteligentes costumam ser desse gênero.

Se você tem um negócio que exige mais segurança e atenção com os produtos, essas etiquetas podem facilitar o processo e manter as mercadorias em segurança.

Monitoradas por rádio frequência se tornam bem mais fáceis de identificar tentativas de roubo. São bem-vindas também em trabalhos de logística, auxiliando na automatização das coisas.

Etiquetas Plásticas

Se você busca um material que seja mais resistente e dure mais nas prateleiras, as etiquetas plásticas podem ser a solução. O custo de produção dela é mais alto que as etiquetas de papel, mas vale o investimento.

Além disso, podem ser utilizadas em locais com umidade, diferente das etiquetas de papel. São muito mais resistentes.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os tipos de etiquetas para o seu negócio, basta escolher qual a que melhor se encaixa para você. A etiqueta certa faz toda a diferença.