Conheça as regras da anvisa para etiquetas de alimentos

5 de dezembro de 2018
Compartilhe:

Em maio de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução relacionada à rotulagem nutricional de alimentos. As novas regras já precisam ser seguidas por empresas e organizações.  

De acordo com o relatório preliminar de Análise de Impacto Regulatório (AIR), a Anvisa tem o objetivo de elaborar meios de alerta com a finalidade de esclarecer o grau do conteúdo de nutrientes desfavoráveis à saúde.

Entre as intenções da resolução estão simplificar a comparação entre os alimentos e melhorar, dessa forma, a importância dos valores nutricionais confirmados pela indústria e facilitar a leitura dos rótulos dos alimentos. O consumidor costuma ter muita dificuldade para entender e fazer uso da rotulagem nutricional, o que dificulta a escolha dos alimentos.

Com a medida, a Anvisa pretende criar um novo modelo de rótulo, mais simples e com praticidade de entendimento. Os alertas visam ajudar o consumidor a identificar produtos com alto nível de açúcares, gorduras saturadas e sódio.

Além de conter informações nutricionais mais claras, a Agência deseja que os alertas tenham o formato de octógono, ou seja, triângulos ou círculo. Outra opção sugerida foi expor os avisos nas partes frontais em formato de tabela. Segundo o relatório, os modelos escolhidos serão nas cores vermelha ou preta e deverão ter a frase “alta em açúcar”, “alta em gordura” e “alta em sódio”, sempre em caixa alta.

Para a instituição, atualmente, os consumidores têm acesso somente a informações menos precisas, contendo alto grau de nutrientes, o que dificulta o acompanhamento mais profundo dos produtos. Por esse motivo, a Anvisa propõe as novas tabelas nutricionais com:

  • Valor energético;
    • Carboidrato;
    • Açúcares totais;
    • Açúcar adicionado;
    • Fibras alimentares;
    • Proteínas;
    • Gorduras totais;
    • Gorduras saturadas;
    • Sódio;
    • Nutrientes objetos de alegações (condicionalmente obrigatório);
    • Nutrientes objetos de fortificação (condicionalmente obrigatório).

A leitura clara da tabela nutricional é muito importante porque, a partir das informações nutricionais, você poderá fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família.


As melhores etiquetas para alimentos

Com experiência de mais de duas décadas, a Etipress é referência em soluções em etiquetas personalizadas. Conta com uma equipe
de ponta, treinada e qualificada constantemente para oferecer a seus clientes o melhor atendimento e etiquetas inovadoras com qualidade, no prazo certo.

Precisa atualizar os rótulos de seus produtos? Peça já um orçamento das etiquetas adesivas Etipress.


A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 22 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré-impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!