Dicas para a aplicação correta de etiquetas adesivas em vários tipos de superfícies

23 de dezembro de 2023
Compartilhe:

Se você acha que aplicar etiquetas adesivas é algo simples, ou seja, apenas colar e pronto, está muito enganado.

Porém, temos que concordar que o processo é simples, no entanto ele não deve ser ignorado. Isso fica mais evidente quando vamos etiquetar produtos para serem comercializados.

Então, separamos várias dicas gerais de aplicação de etiquetas adesivas para vários tipos de superfícies. Acompanhe se quiser saber mais.

Superfície e processo de aplicação

Uma das coisas mais importantes na hora de aplicar etiquetas adesivas, é preparar a superfície para o processo de aplicação. Independentemente de onde você for colar a etiqueta é necessário fazer a correta higienização do local.

Nas superfícies mais lisas, este processo costuma ser mais simples, bastando um pano seco para tirar qualquer marca, sujeira ou digital de seus dedos.

Se você quiser utilizar algum tipo de produto, o mais indicado é o álcool 70%. No entanto, alguns tipos de superfície não podem com nenhum tipo de líquido.

Você deve averiguar se está tudo certo! No caso de etiquetar produtos fabricados em papelão, papel cartão ou qualquer outro tipo de folha, você deverá se certificar de que não contém poeira na superfície.

Sendo assim basta apenas um pano seco para retirar qualquer resquício de pó e depois aplicar a etiqueta. Outra dica importante no processo de aplicação é observar a temperatura da embalagem. 

De uma forma geral você deve esperar 48 horas após o processo de aplicação para que cada uma das etiquetas atinja o seu potencial de aderência na superfície.

Nunca toque suas mãos na área adesiva

Sabemos que esta pode ser uma parte um pouco complicada e delicada do processo, mas você pode utilizar alguns objetos como pinças por exemplo, que irão facilitar na hora de pregar a etiqueta, pois elas diminuem a área de contato com o material adesivo.

Na hora de separar a etiqueta do liner, você pode optar por retirar esta parte com as próprias mãos, mas a parte adesiva, apenas com a pinça.

Depois de retirar o liner e aplicar a etiqueta sobre pronto, faça uma leve pressão sobre ela. Esta é uma etapa importante para ativar o poder de aderência do seu adesivo.

Este processo é ainda mais importante caso a superfície seja texturizada ou rugosa. Então, além da pressão aplicada sobre o adesivo, você também poderá fazer movimentos circulares para que cole corretamente.

Outras dicas importantes

Por fim, você não deve jamais reposicionar a etiqueta. Uma vez que ela está colada sobre a superfície você deve aguardar o período de 48 horas para que ela atinja seu potencial máximo.

Passado esse tempo, se for necessário, você realiza uma nova aplicação. Outro aspecto importante é nunca deixar nenhuma borda levantada, pois toda a área exposta da etiqueta, irá permitir a entrada de oxigênio por baixo dela.

Sendo assim, corre um grande risco de a etiqueta não aderir e você perder todo o processo.

Então, estas foram as nossas dicas. Não deixe de colocá-las em prática para ter melhores resultados. Compartilhe com seus amigos.