Você sabe a diferença entre rótulo e etiqueta?

10 de agosto de 2018
Compartilhe:

Ainda que não consigamos distinguir um rótulo de uma etiqueta, não há como negar que eles estão presentes em nosso cotidiano.

É importante entender as diferenças entre eles, principalmente na hora de solicitar um orçamento, pois também são responsáveis pelo valor final de um produto.

Rótulo

O rótulo faz parte da embalagem. Ele precisa ser atraente e bem elaborado para chamar a atenção do consumidor.  Ele é peça fundamental dos produtos e de uso obrigatório.

Cada produto requer um rótulo específico, que atenda às suas necessidades, como por exemplo, a lista de ingredientes, valores nutricionais, quantidade de calorias, prazo de validade e instruções de preparo. Os rótulos do setor alimentício precisam seguir algumas regras da ANVISA.

 

É possível utilizar dois tipos de materiais na fabricação de rótulos: Papel Couchê e BOPP. O primeiro é semi-impermeável a umidade e não é recomendado para produtos que entrarão em contato com a água. Já o segundo é um material plástico e mais resistente, indicado para produtos de higiene pessoal e limpeza, assim como aqueles que serão manipulados com água.

Etiqueta

A etiqueta de um produto serve tanto para transmitir informações relevantes sobre o mesmo quanto para decorar a embalagem. Muitas empresas usam etiquetas para otimizar o estoque e reduzir o tempo de identificação de determinado produto.

Ela pode ser usada por um período limitado, no caso de promoções, mas há também as permanentes, com código de barras. Algumas pessoas, por exemplo, costumam usar etiquetas simples para nomear potes de alimentos.

Podemos dizer que as etiquetas podem ser utilizadas para: identificar produtos na gôndola, identificação de caixas e organizadores, promoções, informar o tamanho do produto, melhor controle de estoque, informações sobre o transporte do produto, entre outras funções.

A Etipress possui uma grande variedade de etiquetas, que podem ser impressas em diferentes tipos de papéis. É importante conversar sempre com um responsável para que ele indique a melhor impressão para cada caso.

Para que não haja mais dúvida sobre as diferenças e até mesmo as semelhanças entre os rótulos e etiquetas, elaboramos um comparativo abaixo. Confira!

 

Rótulos

Etiquetas

Usados para transmitir informações sobre o produto, como origem, características e peso Usadas para transmitir informações relevantes, como promoções, ou apenas para decorar
Fazem partes da embalagem Podem ou não fazer parte do produto
Dão destaque ao produto Dão destaque ao produto
Servem para diferenciar produtos Servem para diferenciar produtos

 

A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 20 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!