Etiqueta BOPP: você sabe o que é?

18 de setembro de 2018
Compartilhe:

Você já ouviu falar em etiqueta BOPP? Tem dúvida quanto a sua funcionalidade? Então continue a leitura deste post que vamos explicar direitinho para que ela serve.

 

Resumidamente podemos dizer que as etiquetas adesivas em material BOPP (polipropileno biorientado) são aquelas utilizadas para aplicações simples como etiquetar caixas e produtos que ficarão expostos a luz solar, umidade, vento e sujeira. Elas são mais resistentes, logo não rasgam facilmente e possuem uma vida útil maior do que as etiquetas em papel.

 

Agora para explicar detalhadamente, o Polipropileno é um filme sintético, ou seja, um plástico derivado do petróleo e considerado o segundo polímero mais utilizado no mundo, principalmente em embalagens, rótulos e na indústria, substituindo outros termoplásticos. Biorientado significa que ele é "orientado" em duas direções. No processo de produção do filme, ele é estirado tanto no sentido da máquina quanto no sentido transversal, o que confere ao material algumas características próprias, como maior rigidez, maior resistência à tração e melhoria das propriedades ópticas (transparência).

 

Quer saber por que o BOPP é a primeira escolha em etiquetas de filmes? o primeiro motivo é o preço baixo e acessível. Além disso, podemos citar:

 

  • Resistência a água: a etiqueta de BOPP não absorve umidade e nem modifica a sua aparência em contato com a água;
  • Relativa resistência a rasgo: em geral, o BOPP é resistente a rasgo e a atrito. Porém, uma vez furado, o rasgo tende a se propagar quando o material é submetido a tração;
  • Boa resistência a baixas temperaturas: o que faz com que ele seja usado em aplicações alimentícias ou em laboratórios, com refrigeração;
  • Resiste a até 80ºC: o que torna a etiqueta estável em qualquer temperatura ambiente;
  • Baixa elasticidade: o que permite sua ótima adesão em uma série de superfícies, uma vez que a etiqueta não se movimenta depois de colada;
  • Possui certa flexibilidade: o que facilita o armazenamento e transporte em rolos e também a operação logística;
  • Qualidade de impressão: sua superfície é mais regular do que a dos papéis o que torna o material a principal escolha para rótulos.

 

O BOPP, por ser um material com várias aplicações, também está disponível com diferentes tipos e gramaturas de adesivos, dependendo da aplicação. Também é possível encontrar o frontal de BOPP em branco (fosco, perolizado e brilhante), metalizado e transparente.

A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 20 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!