Etiquetas com QR Code: o que são?

7 de março de 2018
Compartilhe:

Você provavelmente já se deparou com etiquetas que contém um padrão geométrico com quadrados e linhas, não é mesmo? Esse padrão nada mais é do que um QR Code!


O QrR Code, do inglês quick response, é um código de barras bidimensional, que funciona de uma maneira muito parecida com o código de barras tradicional que estamos cansados de conhecer. O QR Code pode ser lido através das câmeras contidas nos smartphones e por computadores com scanners. Esse código, ao ser lido, pode levar a pessoa para um site, uma geolocalização, um sms, um contato, um número de telefone ou um e-mail. As possibilidades são muito vastas, inclusive algumas marcas já fazem um QR Code que leva o usuário para suas redes sociais oficiais.

Vantagens de usar etiquetas com QR Code

A primeira vantagem é que o QR Code não precisa de um equipamento específico para leitura, como o código de barras necessita de um leitor ou coletor de dados. Qualquer pessoa com um smartphone ou tablet, que baixe o programa de leitura, poderá ler o código de maneira rápida e fácil. Isso acaba gerando uma economia na empresa, uma vez que esta não precisará investir em mais um equipamento para sua equipe.
O QR Code também apresenta uma resposta mais rápida que os códigos de barras tradicionais, tornando-se a melhor escolha para quem não tem tempo a perder. Ele ainda possui um sistema de correção de erros, podendo ser lido mesmo se danificado e faltando um pedaço do código. Além do mais, o QR Code ainda pode ser lido em todas as direções e até mesmo em superfícies que não sejam planas, apresentando uma maior variedade de aplicações e facilidade que o código de barras tradicional.

Funções do QR Code

Se o QR Code foi criado para ajudar em uma fábrica de automóveis no Japão, hoje ele possui diversas funções. As etiquetas com QR Code podem ser utilizadas para otimização do estoque, informando em poucos segundos características do produto, a quantidade que ainda tem no estoque, entre outras informações.
Na gôndola as etiquetas com QR Code podem ser utilizadas para fornecer mais informações para o cliente que deseja adquirir o produto, como possíveis formas de uso, e no caso da indústria alimentícia, receitas e dicas de harmonização. É possível ainda obter informações sobre o produtor, e até mesmo assistir vídeos de como o produto foi feito.
As etiquetas que contém o QR Code podem ser utilizadas também na logística, fornecendo informações sobre o destino do produto e sobre o produto si, como forma de armazenamento e de transporte. No setor turístico, as etiquetas com QR Code podem ser fixadas junto aos monumentos ou pontos turísticos relevantes do local, para que o turista saiba mais sobre a história do monumento, como foi construído e outras curiosidades.
Como podemos perceber, o QR Code é uma opção revolucionária, ideal para diversos negócios, uma vez que é uma maneira acessível e rápida de oferecer mais informações para os clientes e também para os funcionários.

A ETIPRESS

A ETIPRESS está no ramo de etiquetas desde 1996 acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos clientes, a empresa oferece soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega. Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site e conheça nossa cartela de produtos!