Etiquetas – Eletrostática X Removível

20 de outubro de 2022
Compartilhe:

A impressão de etiquetas pode ser um processo bastante simples, contudo, você sabia que há diferentes tipos de etiquetas e que o processo para cada uma delas é diferente?

Elas são muito importantes, pois através delas o consumidor consegue interagir com o produto e ter contato com as informações respectivas a ele como: fabricação, validade, composição, Qr code ... etc.

Então, neste artigo de hoje vamos falar sobre as etiquetas eletrostáticas e as etiquetas removíveis, para você se ater às diferenças e não fazer confusão na hora de encomendar as suas.

O que é etiqueta eletrostática?

A etiqueta eletrostática, também chamada de vinil eletrostático ou adesivo eletrostático, é um material adesivo que não possui cola. O seu processo de aderência à superfície se dá por meio de eletrostática, ou seja, através da energia estática. Os materiais (adesivo e superfície) encostam, gerando aderência.

Esse tipo de etiqueta é muito procurada, não só por não conter resquicios de cola, como também, por não danificar as superfícies. São fáceis de colar e de remover se necessário.

O material de que é feita, o vinil, é um composto plástico que possui muita energia estática. Sendo assim, ele é o principal responsável pela aderência da etiqueta à superfície. 

A etiqueta eletrostática é muito utilizada em peças de vidro ou de porcelana.

Há uma infinidade de formas de utilização das etiquetas eletrostáticas. As empresas que mais utilizam etiquetas eletrostáticas são, óticas, concessionárias de veículos, vidros blindados, vidros para logística e todas as empresas que precisam identificar um vidro, porém que não podem e não querem deixar resíduos nos mesmos.

O que é etiqueta removível?

As etiquetas removíveis, por outro lado, possuem cola na parte de trás para que se fixem com mais facilidade na superfície plana, porém se assemelham às etiquetas eletrostáticas na hora da remoção, pois podem ser retiradas facilmente sem deixar manchas ou quaisquer resquícios de cola.

No entanto, é necessário ter cuidado durante a aplicação, para não deixar espaços com ar, nem precisar tirar e aplicar várias vezes, danificando a etiqueta.

Elas são muito utilizadas em vitrines de lojas, cartões de crédito ou débito (com o texto = só remover após liberação do cartão), peças de cristal, copos de vidros e todos os produtos que são comercializados porém não podem deixar cola no mesmo.

Conclusão

Como você pode perceber, as etiquetas fazem parte do processo de identificação de diversos produtos, bem como na hora de anunciar outros detalhes, promoções em vitrines. Elas são fundamentais no mercado.

As etiquetas eletrostáticas, são ótimas, não precisam de cola. É fácil de colar e de remover, dos vidros. Fornecemos em qualquer quantidade e qualquer medida solicitada

Já as etiquetas removíveis, possuírem cola, podem ser aplicadas em plásticos, acrílicos e vidros. Acabam tendo mais possibilidades de aplicações.

Ambas são muito procuradas no mercado, mas possuem diferentes finalidades. E você? Qual destas etiquetas é a melhor, na sua opinião?