Etiquetas impressas sustentáveis

13 de setembro de 2023
Compartilhe:

Você sabia que é possível utilizar etiquetas impressas sustentáveis nos seus produtos? Este é um assunto pouco falado, mas de vital importância tanto para divulgação, quanto para preservação e de recursos naturais.

Se você ainda não conhece, esta é a oportunidade de você saber mais sobre o assunto e se informar. 

Levando em consideração que são produzidos diariamente milhares de produtos e que cada um deles necessita de uma etiqueta, nada mais justo do que utilizar algo que minimize o impacto ambiental.

Então se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo atentamente até o final.

O que são etiquetas impressas sustentáveis?

Como você já deve saber, as etiquetas são uma espécie de acessório que identifica o produto. Também chamada de rótulo pois contém informações relevantes como: data de fabricação e validade, composição, peso, descrição e muito mais.

As etiquetas sustentáveis possuem a mesma função, porém, são fabricadas de um modo mais consciente levando em consideração o meio ambiente.

Isso significa dizer que a sua produção tem um objetivo de amenizar os impactos ambientais, fornecendo ao mercado uma solução sustentável, diminuindo o uso de recursos naturais, energia e matéria-prima durante a produção até o descarte.

Quais são as principais características das etiquetas impressas sustentáveis?

Agora que você já sabe o que é, veja quais são as principais características desse tipo de etiqueta sustentável. Você verá que existem vários pontos positivos pelos quais valem a pena investir nesse tipo de produção.

Tintas ecológicas

Até na hora de colorir as etiquetas existe um cuidado com o meio ambiente. O tipo de tinta utilizada normalmente derivada de compostos orgânicos voláteis, mas em menor conteúdo, ou tintas à base de água.

A ideia de se utilizar tintas ecológicas têm como premissa minimizar a liberação de poluentes, danosos ao meio ambiente e à saúde humana, durante o processo de impressão.

Etiquetas removíveis ou reutilizáveis

A segunda característica está ligada ao projeto dessas etiquetas. Algumas etiquetas sustentáveis, inclusive, criadas de um modo a facilitar sua remoção e reaplicação.

A vantagem desse tipo de etiqueta é que você pode reutilizar em várias embalagens diferentes, diminuindo o desperdício e amenizando a poluição.

Materiais eco-friendly

Este termo pode parecer um pouco estranho, mas com certeza você já se deparou com ele em vários produtos que indicam que são amigos da natureza. 

Basicamente os materiais eco-friendly são provenientes de reciclagem ou Fontes sustentáveis e costumam ser biodegradáveis.

Um dos exemplos é o papel reciclado, ou então o papel certificado FSC. Nessa lista também entram os materiais compostáveis.

Uso consciente e eficiente dos recursos

Por último, esse tipo de etiqueta tem como uma de suas principais características a otimização do consumo de energia e água durante todo o processo de impressão. 

Esta é uma grande vantagem visto que ela reduz drasticamente o desperdício de materiais e recursos naturais e faz com que o fabricante consiga aproveitar melhor e de modo consciente estes mesmos recursos.

Tanto as empresas quanto os consumidores devem valorizar cada vez mais a utilização de materiais sustentáveis, pois além de contribuir com o meio ambiente valoriza a imagem da sua marca.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, não se esqueça de compartilhá-lo.