Etiquetas NFC: Saiba mais.

31 de janeiro de 2018
Compartilhe:

Como já citamos em outros posts, conforme a tecnologia aumenta, aumenta a possibilidade de etiquetas no mercado. Já se foi o tempo que uma etiqueta só servia para identificar um produto ou possuir um código de barras, hoje elas são muito mais tecnológicas e possuem diversas funções.

A tecnologia NFC é um exemplo disso. NFC significa near-field comunication, ou em tradução livre, comunicação por campo de proximidade. Essa tecnologia permite troca de informações entre dispositivos, sem fio. É uma forma bem segura de troca de informações, pois é necessário que os dois dispositivos estejam bem próximos um do outro. Com essa proximidade é quase impossível a interferência de algum sinal que possa espalhar vírus, como acontece na conexão sem fio Wi-Fi e Bluetooth. Com a proximidade é estabelecida automaticamente uma conexão, sem a necessidade de configurações adicionais. Os dispositivos que possuem NFC podem ser diversos, entre eles: Smartphones, crachás, tablets, cartões de bilhetes eletrônicos ou qualquer dispositivo que possua um chip NFC, como etiquetas de identificação. A transmissão dessas informações pode acontecer dos seguintes jeitos:

  • Passivo: Nesse caso, somente um dos dispositivos gera o sinal, enquanto o outro apenas recebe. Ex: Embalagens;
  • Ativo: Nesse modo, os dois dispositivos geram sinal de rádio. Ex: Smartphones pagando em caixas;
  • Leitura e gravação: Utiliza a comunicação passiva, mas permite a leitura e a alteração dos dados contidos no NFC. Ex: Bilhete Único;
  • Peer-to-peer: Nesse caso os dois dispositivos recebem e enviam sinal. Ex: Troca de arquivos entre dois smartphones;
  • Emulação de cartão: Esse modo permite que o dispositivo NFC se passe por um cartão inteligente;

O alcance do sistema NFC é de cerca de 10 centímetros, o que pode parecer uma desvantagem para quem não conhece a tecnologia. A etiqueta NFC é uma das mais utilizadas no ramo. Geralmente essas tags vem em formato de etiqueta mesmo ou de chaveiro. Essas etiquetas são formadas por um pequeno chip acompanhado de uma pequena antena, além de uma pequena memória ram para armazenamento. Nas etiquetas é possível configurar os dispositivos apenas para leitura, ou com a possibilidade de alteração dos dados.

As etiquetas NFC podem ser utilizadas de diversas formas, como por exemplo no crachá dos colaboradores, proporcionando um maior controle e consequentemente uma maior segurança. Também serve para automatizar processos como do estoque e da logística, programando-os para cumprir funções básicas como abrir uma porta, trancar o estoque e liberar a senha do Wi-Fi para clientes.

A Etipress é uma empresa de médio porte, que está há mais de 20 anos no mercado, especializada em todos os tipos de etiquetas. Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiqueta de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders. A Etipress trabalha encontrando a melhor solução para clientes, produzindo etiquetas personalizadas, e atende a todo o território nacional. Nós prezamos pelo atendimento, pelo prazo, por um preço justo e principalmente pelo resultado final. Entre em contato conosco e faça um orçamento para etiquetas personalizadas.