Etiquetas para delivery - Por que usar?

8 de fevereiro de 2023
Compartilhe:

Você conhece o que são etiquetas para delivery e porque devemos utilizar? Então, confira. 

Para garantir a segurança dos seus produtos durante a entrega, muitas empresas utilizam etiquetas para delivery. Inclusive algumas cidades e estados, regularizaram essa proteção. Para compreender melhor a funcionalidade dessas etiquetas, confira o texto abaixo!

O que é uma etiqueta para delivery?

A etiqueta para delivery é utilizada por empresas que comercializam e distribuem produtos. Ela garante que a embalagem não seja violada durante a entrega e cheguem em perfeito estado para o consumidor final.

Inclusive quando o produto chega ao destino, o consumidor é orientado a recusar o produto, caso a etiqueta esteja violada, evitando a adulteração ou falsificação dos produtos. 

O seu layout possui vários recortes que se rompem, em uma tentativa de violação.  Por exemplo, em fasts foods é comum os lanches apresentarem essa etiqueta ao seu alimento, é uma segurança para os clientes de que o alimento está íntegro durante o processo de entrega. 

Além disso, é um sinal de credibilidade para a empresa e uma garantia para o consumidor. 

A etiqueta para delivery é importante para a segurança do alimento, como:

  • Impede a violação dos produtos
  • Evita a falsificação
  • Mantém a qualidade e a originalidade do produto

Há alguma regulamentação para o uso de etiquetas para delivery?

Em alguns lugares do país, há legislações que regulam o uso de etiquetas para serviços de delivery. Na cidade de São Paulo, há uma lei que entrou em vigor em 2008 que estabelece o uso obrigatório das etiquetas para delivery em pizzarias, restaurantes e lanchonetes. 

As mesmas recomendações foram aplicadas em 2020 no Distrito Federal. Além disso, a lei garante ao consumidor o direito de recusar receber o produto caso a etiqueta esteja violada, tendo o seu dinheiro de volta.

Como escolher as etiquetas para delivery?

Veja abaixo, como escolher as etiquetas para delivery:

Tipo de material

As etiquetas podem ser adquiridas conforme o produto que será comercializado, por exemplo, as etiquetas de papel são usadas em produtos secos, independente se são quentes ou refrigerados. 

Caso os produtos sejam congelados, úmidos ou molhados, as etiquetas feitas de BOPP, verniz ou laminação são as mais indicadas, esses produtos têm a vantagem de não estragar, quando em contato com a água.

O papel couchê é o mais comum para etiquetas de papel. Além disso, o papel deve ter uma alta gramatura para garantir que sejam resistentes, ou seja bastante difícil de ser removido, sendo necessário rasgar nos picotes. 

Qualidade da cola

A cola do adesivo deve ser de qualidade, garantindo o fechamento imediato, de forma que garanta a selagem e a integridade do produto. Além disso, a cola deve ser apropriada para ser utilizada em alimento, e deve ser adequada para condições de umidade e temperatura. 

Impressão das etiquetas para delivery

O conteúdo da etiqueta é muito importante e deve seguir as exigências de rotulagem específica, como por exemplo: “não aceitar com o lacre rompido”.

Além disso, a tinta para impressão das etiquetas deve ser resistente a umidade e temperatura e também apropriada para o uso em alimentos. 

Tamanho

A escolha do tamanho das etiquetas para delivery deve levar em consideração as dimensões das embalagens comercializadas, por exemplo uma etiqueta pequena pode não cumprir a sua função de preservar a integridade do alimento, ou se romper rapidamente durante o transporte. 

Conclusão

Enfim, as etiquetas para delivery são essenciais para manter a integridade e a qualidade dos alimentos, avalie bem qual o modelo para o seu produto para que ele não perca a sua função.  

Assim você garante que o consumidor final terá uma boa experiência ao receber o produto, bem embalado e preservado.