Você já imaginou, ter em uma única etiqueta, todos os dados referentes a um produto ou objeto específico? É isso que promete as etiquetas RFID.
No caso das bibliotecas é ainda mais interessante, pois além da organização, facilita a busca por livros, revistas, dicionários e enciclopédias. Então acompanhe o artigo que preparamos para você sobre esta tecnologia e quais são seus benefícios.
As etiquetas RFID, recebem esta sigla pois são uma espécie de identificador por radiofrequência. Este é um método um pouco mais avançado e que tem como auxílio a tecnologia.
Através dos sinais emitidos pelo rádio, elas são capazes de armazenar os dados em seus dispositivos. Daí recebem o nome de etiquetas RFID.
Tanto as etiquetas, quanto os seus leitores possuem antenas instaladas, permitindo a comunicação. No mercado existe uma versão anterior que é o código de barras, amplamente utilizado por ser mais econômico e simples.
Cada etiqueta RFID pode ter uma tecnologia diferente e implementada, permitindo o armazenamento de dados em maior ou menor escala.
Os benefícios de se aplicar a etiqueta RFID nas bibliotecas são inúmeros, mas podemos listar os principais:
As bibliotecas serão amplamente beneficiadas pela tecnologia oferecida pelas etiquetas por rádio frequência. Ao implementar este sistema, os serviços oferecidos diretamente às pessoas serão diminuídos, melhorando as funções de arquivamento e protegendo melhor o patrimônio.
É claro que o investimento tem que ser planejado, mas os benefícios deste sistema duram muito tempo e melhorado com o desenvolvimento das tecnologias, além de encorajar a autonomia dos leitores e estudantes.
Para segurança, funciona como um sistema antifurto, instalado nas portas, leitores ou antenas para se comunicar com as etiquetas.
No caso de livros emprestados, o mercado será totalmente revolucionado, pois com a utilização dessas etiquetas inteligentes, a identificação dos itens fica por conta da gravação dos dados, bem como sua localização, posicionamento e temperatura.
Assim o sistema possui um controle maior, através dos sensores que estão presentes nas etiquetas por radiofrequência.
A rotina das bibliotecas será totalmente diferente com a implementação do RFID, já que as atividades envolvendo o empréstimo de livros será muito mais eficaz do que o atendimento realizado por uma outra pessoa como era feito antigamente.
O processo mais automatizado melhora a gestão das bibliotecas.
Então, agora você já sabe que esse sistema é muito importante para melhorar a segurança das bibliotecas e também dos livros, além de encorajar a autonomia dos estudantes e leitores.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e não deixe de compartilhar.