Importância de etiquetas na produção têxtil

10 de janeiro de 2018
Compartilhe:

As etiquetas vêm sendo utilizadas a diversos anos na produção têxtil, como forma de informar os consumidores. Inclusive, há obrigações determinadas pelo INMETRO que a empresa deve cumprir. Pensando nisso, a equipe Etipress criou um conteúdo especial para você entender a importância das etiquetas na produção têxtil. Veja só:

Empresa

Por obrigatoriedade do INMETRO toda etiqueta do setor têxtil precisa conter o nome ou a razão social da empresa, e o CNPJ. Essa medida entrou em vigor para atestar a procedência e a qualidade do produto ao consumidor, visto que qualquer defeito será possível entrar em contato com o responsável pelo produto.

Informar tamanho

Esse quesito parece óbvio, mas nem todas as empresas possuem etiquetas que informam o tamanho da peça. É importante, pois o cliente consegue identificar facilmente o seu tamanho na loja, garantindo uma compra mais eficiente e diminuindo as chances de troca da peça. Também é necessário informar tamanho de peças com jogos de cama, para o cliente comprar a que mais se adéque a sua demanda.

Informar origem do produto

Com a crescente preocupação com trabalhos escravos no setor têxtil, é necessário informar onde aquele produto foi produzido, se ele foi importado ou feito no Brasil. Há um movimento de valorização do produto nacional, liderado por muitas blogueiras de moda, por isso, uma peça que contenha a informação que foi produzida no Brasil já ganha pontos com os clientes.

Informar composição

É necessário que a empresa forneça informações na etiqueta acerca do material que foi utilizado e qual a porcentagem de cada. Isso se torna um diferencial do produto, pois a consumidora que quiser mais conforto procurará por peças que tenham maior porcentagem de elastano; já as que procurarem tecidos leves para o verão, procurarão por peças feitas a base de fibras naturais como o algodão e o linho. As informações da composição também indicam para o consumidor a qualidade da peça, e qual sua vida útil estimada.

Informações sobre conversação

Essa informação pode ser considerada uma das mais críticas pelo consumidor. É na etiqueta que o consumidor aprenderá sobre as maneiras de conservação das peças: Como deve ser lavado, quais produtos podem ser utilizados na lavagem e quais devem ser evitados, se pode ou não passar a ferro, e informações de armazenamento da peça. Essas informações visam aumentar a vida útil do produto, evitando defeitos por mal uso e o descarte da peça. Quanto maior for o valor gasto no produto, mais o consumidor terá a preocupação de conservar de maneira correta para que dure mais.

Diferenciação

As etiquetas não servem apenas para informar, também podem ser uma fonte de diferenciação do produto. Há muitas lojas que além das informações acrescentam alguma informação bem-humorada, ou que personalizam com o nome ou os dizeres que o cliente preferir, agregando assim maior valor ao seu produto.
A ETIPRESS está no ramo de etiquetas desde 1996 acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos clientes, a empresa oferece soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega. Gostou? Então entre em contato com a gente agora e conheça nossos produtos: https://etipress.com.br/contato/