Inmetro: como devem ser os selos dos brinquedos

28 de fevereiro de 2019
Compartilhe:


Ao escolher um brinquedo para presentear uma criança, o consumidor precisa estar atento à qualidade e informações que devem constar na embalagem do produto. O selo de certificação de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é obrigatório e garantia, se for original, da segurança do brinquedo.

O principal cuidado que devemos tomar ao adquirir um brinquedo é verificar se ele possui o selo do Inmetro. Esse certificado atesta que o produto foi testado e analisado em laboratórios especializados em brinquedos.

Os especialistas verificam todos os riscos do brinquedo, se há objeto cortante, se a tinha solta facilmente, entre outros perigos. Analisam também se o brinquedo passou por testes como durabilidade e risco à saúde. O selo precisa estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo autorizado pelo Inmetro que o certificou. Os brinquedos importados também precisam ter selo do Inmetro.

Além de checar se o produto possui o selo de certificação de segurança, o consumidor deve verificar se o brinquedo possui as informações obrigatórias na embalagem que são: a faixa etária a que ele se destina deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança. É exigido ainda o nome, endereço e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da empresa. As informações obrigatórias na embalagem demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador.

Outro ponto essencial para a segurança da criança é que a faixa etária do brinquedo seja respeitada para que incidentes sejam evitados. Quem tem filhos em idades diferentes deve cuidar para que os menores não tenham acesso aos brinquedos dos maiores. O mau uso de brinquedos eletrônicos, por exemplo, pode causar acidentes como choque elétrico ou queimaduras.

Retire a embalagem do brinquedo e sacos plásticos que podem acompanhar o produto antes de entregá-lo ao pequeno, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento. O ideal também é sempre comprar brinquedos no mercado formal e exigir nota fiscal.

Durante o ano, o Inmetro realiza uma fiscalização rotineira no comércio para verificar se estão sendo comercializados brinquedos sem os seus selos de certificação de segurança. Os brinquedos encontrados nas prateleiras das lojas sem o selo ou com selo falsificado são retirados do mercado na hora e o fabricante é punido com multa, que varia de acordo com o caso e o estado da apreensão do produto.

Existem três tipos de irregularidades que são passíveis de multa e apreensão: brinquedos sem o selo do Inmetro, sem as informações obrigatórias na embalagem e produtos com selos falsificados.

Os rótulos de brinquedos são coloridos e atrativos, e podem ser feitos com material autoadesivo. Conte com a Etipress, com vasta experiência no mercado, para a impressão de rótulos de brinquedos, na criação de etiquetas de segurança para o seu produto.

Seu brinquedo é certificado pelo Inmetro? Imprima seu rótulo ou selo de certificação na Etipress.

A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 22 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré-impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!