Novos rótulos para alimentos. Saiba tudo!

11 de abril de 2023
Compartilhe:

A nova rotulagem para alimentos reforça a importância sobre os direitos dos consumidores. As etiquetas em produtos alimentícios não possuem apenas uma função de exibir fabricação e validade, mas, também, a função de informar dados importantes sobre o consumo daquele produto.

E como estamos vivendo em um momento importante em que a preocupação com a saúde vem em primeiro lugar, a indústria alimentícia reformulou as regras para a nova rotulagem de alimentos.

Então acompanhe abaixo todas as informações que você precisa saber:

Sobre a nova rotulagem

A ideia inicial dos novos rótulos é guiar o consumidor, para que ele consiga identificar de modo prático e eficiente os ingredientes e componentes que fazem mal ou que apresentam algum risco à saúde.

Um destes componentes é o açúcar, que já foi apontado como um dos principais causadores de problemas cardiorrespiratórios.

A nova rotulagem dos produtos entrou em vigor em 9 de outubro de 2022 seguindo à risca os critérios e padrões impostos no Brasil pela Anvisa. Uma das mudanças traz nas novas embalagens a rotulagem frontal.

Mas não apenas isso, de acordo com as novas regras as embalagens deverão constar símbolos específicos indicando que aquele produto possui alto teor de açúcar, gordura ou sódio.

Rótulo nutricional e principais ingredientes

E se engana quem pensa que a nova rotulagem está ligada apenas aos ingredientes de cada produto. Mas primeiro vamos esclarecer o que ela significa.

Encontramos a definição no site do governo, que diz: “A rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem”.

Como você pode perceber, ela traz detalhes importantes sobre o produto. E de acordo com as mudanças, deverão apresentar mais informações e de forma clara. Entre as alterações podemos destacar:

  • Letras pretas e em fundo branco facilitando a leitura
  • Valor energético a cada 100g ou 100ml daquele alimento
  • Deve ser inserida próximo à lista de ingredientes facilitando o acesso às informações

Isso nos leva a reforçar a ideia de que os rótulos devem esclarecer sobre a quantidade de determinados ingredientes e nutrientes. E de acordo com as novas regras, destacam-se:

  • Açúcares adicionados
  • Gorduras saturadas
  • Sódio

E tem mais: quando o produto apresentar alguns destes componentes em grande quantidade, o fabricante deverá especificar no rótulo um símbolo frontal, na parte superior do produto, apontando o “alto teor”.

Além desta alteração, outro símbolo, lupa, deve ser adicionado quando o produto apresentar a cada 100g:

  • Açúcar adicionado: 15 g ou mais 
  • Gordura saturada: 6 g ou mais 
  • Sódio: 600 mg ou mais

E quando este alimento estiver em estado líquido, as indicações devem ser:

  • açúcar adicionado: 7,5g ou mais
  • gordura saturada: 3 g ou mais
  • sódio: 300mg ou mais

No site www.gov.br/anvisa você encontra todas as opções para as alegações nutricionais das embalagens e como cada produto deve se apresentar de acordo com os ingredientes da sua formulação. 

O principal ponto para esta mudança é indicar ao consumidor não apenas a quantidade, mas também os riscos e os benefícios da ingestão deste alimento, além de facilitar a comparação com outros disponíveis no mercado.

E então? O que acha destas mudanças? Conte para nós a sua opinião.