O que é um papel couche?

6 de novembro de 2022
Compartilhe:

Você já ouviu falar em papel couchê, sabe o que é e para que ele serve? Se a sua resposta foi não, seja muito bem-vindo a ler este artigo e tirar todas as suas dúvidas com as informações que iremos passar aqui.

É sobre este produto muito utilizado no mercado das impressões que vamos conversar hoje. 

Afinal, o que é o papel couchê?

O papel couchê é um tipo de folha offset revestida com vários materiais diferentes como látex, carbonato de cálcio, caulim ou mesmo polímero, para dar mais resistência ao papel e para que ele adquira outras qualidades como peso, brilho, impermeabilidade, entre outras coisas.

Os preços do papel couchê são mais elevados que os do papel comum justamente pela quantidade de materiais utilizados para revestir. O processo que a folha passa também encarece o produto. Por isso as diferenças de preço entre o papel couchê e o papel offset.

No mercado existem vários tipos desse papel. Tudo depende do material utilizado na fabricação - quais as qualidades que serão conferidas à folha para que ela cumpra com seu objetivo.

É importante saber que independente do tipo, é o papel mais utilizado no mundo das impressões, costuma ser confundido com o papel fotográfico mas ambos são diferentes em vários aspectos.

Quais as características do papel Couche?

Os dois tipos que podemos encontrar no mercado são os com brilho e os foscos. Ambos indicados para impressão, mas cada um com uma função e aspectos diferentes.

Um dos principais aspectos que podemos notar no primeiro tipo é o brilho e a lisura da folha. Esse tipo de papel é muito indicado para imprimir com cores bem vivas. Alguns panfletos e cartões de visita costumam ser confeccionados neste tipo de papel.

Já no segundo tipo, os foscos, a característica que chama atenção é seu acabamento mate. Esse tipo é muito utilizado nos grandes catálogos de moda e arte. Dessa forma, os detalhes ficam mais visíveis sem a interferência de brilho nas imagens.

Onde posso usar o papel Couchê?

O papel couchê pode ser amplamente utilizado nas impressoras, mas tenha em mente que a mais indicada para ele é a impressora a laser, pois o pó do toner se deposita na superfície deste tipo de folha apresentando um resultado bom.

Caso você queira utilizar em impressoras comuns, não tem problema, mas saiba que o resultado da sua impressão não será tão bom quanto o esperado. Neste caso opte pela impressão em folha couchê fosca. Pelo menos você não terá que lidar com o excesso de brilho caso deseje imprimir uma fotografia, por exemplo.

Conclusão

Como você pode perceber, o papel couchê é amplamente utilizado no mundo das impressões, sendo a impressora a laser a mais indicada para este papel.  Caso você queira utilizar este material para cartões de visita, o papel couchê com brilho é o mais indicado.

E então, você já sabia sobre o papel couchê e para que ele serve? Conte para nós.