O que são etiquetas RFID?

6 de fevereiro de 2018
Compartilhe:

O mundo das etiquetas é diverso e está sempre se atualizando. Cada ano que passa, com os avanços tecnológicos, surgem mais opções para facilitar o trabalho de quem trabalha com produtos ou bens. RFID significa Radio Frequency Identificantion, ou em tradução, identificação por radiofrequência.

Esse método de identificação automática funciona através de sinais de rádio. Ele recupera e armazena dados remotamente através das etiquetas RFID. As etiquetas RFID são um transponder, um pequeno objeto que contém chips de silício, com o circuito que contém as informações. Isso permite que a etiqueta responda aos sinais de rádios enviados de uma base transmissora. Há alguns tipos de etiquetas RFID, entre elas:

  • Etiquetas passivas – Somente respondem ao sinal enviado pela base;
  • Etiquetas semipassivas e ativas – Essas etiquetas possuem baterias, o que permite que elas enviem sinal, e não somente recebam. Também possuem memória RAM para armazenamento;
  • As etiquetas semipassivas e as ativas possuem um custo mais elevado que as etiquetas passivas.

As etiquetas RFID são tidas como o futuro dos códigos de barras, pois também funcionam com uma comunicação de curto alcance. Sua principal diferença é na leitura: Os códigos de barra precisam ser posicionados de uma certa maneira diante do leitor, ou não será lido. Já o RFID pode ser lido no momento da passagem pelos sensores. Basicamente as etiquetas RFID possuem a mesma função que os códigos de barras, mas com maior eficiência, em menos tempo e com maior precisão.

As etiquetas RFID possuem diversas utilizações como, por exemplo, a tecnologia por objetos que liberam o pedágio automaticamente, sem precisar entrar em filas e mexer com dinheiro. Isso é feito a partir de uma etiqueta RFID colada no carro, que transmite a informação para os sensores abrirem a cancela. Também é utilizado para otimizar estoques, principalmente de empresas de médio e grande porte. Se torna mais fácil de localizar o produto no estoque, em qual seção e prateleira ele se encontra. Também aumenta o controle da entrada e saída de produtos do estoque. As etiquetas RFID também podem ser utilizadas para rastreamento, em caminhões de logística por exemplo. Serve não somente para que a empresa aumente o controle sobre a entrega de produtos, mas também para aumentar a segurança no transporte.

Essa tecnologia tem sido cotada para identificação em passaportes e demais documentos, para que seja ainda mais precisa o controle, pois as etiquetas contariam com diversas informações, incluindo as digitais.

A Etipress é uma empresa de médio porte, que está há mais de 20 anos no mercado, especializada em todos os tipos de etiquetas. Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiqueta de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders. A Etipress trabalha encontrando a melhor solução para clientes, produzindo etiquetas personalizadas, e atende a todo o território nacional. Nós prezamos pelo atendimento, pelo prazo, por um preço justo e principalmente pelo resultado final. Entre em contato conosco e faça um orçamento para etiquetas personalizadas.