Quais são os melhores tipos de adesivo a prova d'água?

29 de novembro de 2017
Compartilhe:

As etiquetas a prova d’água são utilizadas para etiquetar produtos que podem ser manipulados no contato com a água. Porém, para certificar-se de que a etiqueta não irá se decompor na água, é necessário escolher o melhor material.

O material utilizado pode ser o papel couchê, porém o material é semi-impermeável, por ser um papel. O papel couchê é um tipo de papel especial, próprio para uso na indústria gráfica. Consiste basicamente de um papel base (offset) que recebe uma camada de revestimento: carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, com a finalidade de tornar a sua superfície lisa e uniforme.

Consequentemente, é o papel de melhor qualidade de impressão, muito usado na impressão de folhetos, revistas, cartazes, livros de arte e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços. Quando o revestimento é aplicado em apenas um lado, chama-se couché L1, esse tipo é utilizado em rótulos e embalagens.

A palavra couché é o passado do verbo coucher, que neste caso tem a acepção de "recobrir" ou ainda "aplicar uma camada". O mais recomendado são papéis plásticos como o BOPP e Vinil, conheça as diferenças:

BOPP - é um material plastificado podendo ser fosco ou brilhante, mais utilizado por ser resistente a umidade / água. BOPP é a sigla para "bi-axiallyorientedpolypropylene", que em português se refere ao Polipropileno Biorientado, material que compõe um filme plástico de alta resistência muito usado na fabricação de embalagens flexíveis.

VINIL - Também é muito utilizado para etiquetas que precisam ter contato com água (apresentação em folhas). O adesivo de vinil possui um tipo de plástico que garante maior resistência. Esse tipo de adesivo é impermeável. Os adesivos vinílicos são impressos por plotters de impressão.

Diversos seguimentos necessitam de etiquetas resistentes a água, na maioria são clientes de restaurantes e produtos alimentícios, porém também é utilizado na construção civil.

Onde esses produtos podem ser aplicados? As etiquetas podem ser aplicadas em superfícies lisas no geral, sem gordura, sem umidade. O produto tem que estar em temperatura ambiente, e os fabricantes recomendam deixar colado por 24 horas e somente depois submeter a freezer, geladeira ou umidade.

A Etipress é uma empresa de médio porte, que está há mais de 21 anos no mercado, especializada em todos os tipos de etiquetas. Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas em Bopp, vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré-impressas, etiquetas em hot-stamping, ribbons, cartões e folders.

A Etipress trabalha encontrando a melhor solução para clientes, produzindo etiquetas personalizadas, e atende a todo o território nacional. Nós prezamos pelo atendimento, pelo prazo, por um preço justo e principalmente pelo resultado final. Entre em contato conosco e faça um orçamento para etiquetas personalizadas.