Qual a diferença entre os códigos de barras?

8 de janeiro de 2019
Compartilhe:

O uso das etiquetas adesivas para código de barras é feito em diversas atividades das empresas que precisam identificar os produtos com a leitura da identificação, sem erro no procedimento.
Essas etiquetas podem ter códigos estampados de várias maneiras, como: variação através de um sistema randômico, números em sequência, identificação com sequências alfanuméricas, composição de códigos de identificação com ou sem imagem, tanto para leitura quanto para a marcação do logotipo da empresa, entre outros.

As etiquetas adesivas para código de barras são muito usadas também em promoções e premiações. O método de impressão do material pode ser feito com impressão reversa ou na cola das etiquetas.

A Etipress oferece muitas opções de etiquetas adesivas para código de barras, de diferentes tamanhos, modelos e com ótima definição. É possível encontrar etiquetas com cortes redondos, retos, em bobinas, adesivos individuais para identificação do produto, com verniz ou imagem fosca.

Nesta ampla variedade, os clientes podem escolher também entre etiquetas brancas e transparentes ou metalizadas. Todas as combinações são feitas para proporcionar etiquetas personalizadas, que agregam valor estético e um diferencial ao produto.

Entenda a seguir as diferenças entre alguns códigos de barras:

 


EAN

O Número de Artigo Europeu (EAN) é um código utilizado em produtos no atacado e varejo mundialmente, exceto nos EUA e Canadá. Contém 13 dígitos divididos em 4 blocos, sendo 12 referentes aos produtos e o último, a um dígito verificador.  Todos os produtos no mercado usam o código de barras do padrão EAN, exceto livros, revistas e medicamentos controlados. Esse código é utilizado nos pontos de venda porque permite uma leitura mais simples.

Os códigos EAN, também chamados de GTIN-13, aparecem como linhas (barras) de várias larguras representando a série de números geralmente mostrada abaixo das barras. Os leitores de códigos de barras, identificam os espaços entre as barras e as convertem no número EAN de 13 dígitos que elas representam.

Quando o proprietário de um negócio fecha um acordo com um comerciante para vender seus produtos, a negociação exige informações pelo seu sistema próprio de rastreamento de vendas e inventário. O número EAN de 13 dígitos, quando escaneado no sistema de inventário do varejista ou atacadista, encontra o nome e o preço do produto correspondente.

Já o sistema GS1-128, também conhecido por EAN/UCC-128, é uma codificação que permite identificar informações dos produtos, como data, lote, quantidade, fabricação, validade, peso ou número de encomenda.

Sua composição é alfanumérica e seu tamanho pode variar conforme a aplicação. É um código destinado às etiquetas de transporte de mercadoria e logística, não estando diretamente direcionado para os pontos de venda ou cliente final. Por meio do código 128 é possível encontrar onde a mercadoria está na cadeia logística e elevar a visibilidade de todo o processo.

 


DUN-14

Os códigos DUN-14, também chamados de códigos de caixa, ITF-14 ou GTIN-14, são usados para fazer código de barras de produtos idênticos em uma única embalagem maior, para unidade de despacho (caixas fechadas).

A digitalização de um código DUN-14 exibirá o número do código de barras do produto e o número de produtos idênticos na caixa, como em uma caixa de cerveja (com várias cervejas dentro) ou uma embalagem fechada com várias caixas de leite dentro, por exemplo.

São usados principalmente na cadeia de suprimentos de produtos e no gerenciamento de estoque.


Códigos internos

Se uma empresa quer simplesmente usar códigos de barras em seus produtos para uso interno, como inventário ou controle e não tem planos de vender seus produtos. Não há necessidade de o código de barras ser único e exclusivo no mundo. É possível escolher, então, qualquer sequência numérica arbitrária.

Vale lembrar que se você quiser colocar seus produtos no mercado, este tipo de código se torna inválido.

Deseja imprimir etiquetas com códigos de barra? Consulte todas as opções disponíveis da Etipress.

 


A ETIPRESS

A ETIPRESS é especialista em todos os tipos de etiquetas e está no ramo há mais de 22 anos acompanhando a evolução do mercado. Pensando sempre nas necessidades dos nossos clientes, oferecemos soluções em etiquetas personalizadas com o melhor atendimento, preço, qualidade e prazo de entrega.

Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, etiquetas de vinil, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré-impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders.

Gostou? Então entre em contato com a gente agora através do nosso site ou telefone e conheça nossa cartela de produtos!