Muitas vezes, comprar um produto industrializado no mercado requer de nós um pouco mais de atenção. Isso se deve à apresentação e o rótulo destes produtos.
A maior parte deles contém os ingredientes e composição escritos em idioma estrangeiro, mas a partir do ano de 2021, passou a ser obrigatório a rotulagem em português.
E para que você compreenda mais este assunto, montamos neste artigo esclarecendo os principais aspectos desta mudança, quais as vantagens e porque você deve ficar atento às empresas que não seguem a resolução.
Antes de mais nada é preciso esclarecer o que seria a rotulagem de produtos e o porquê ela é tão importante no mercado consumidor. O rótulo é uma etiqueta colocada sobre o produto. É a forma que o consumidor tem de se comunicar com a marca e aquilo que ele deseja comprar. Por isso, as empresas capricham tanto no design, nas cores e nos formatos destes rótulos e devem seguir regras para evitar problemas na hora da distribuição e fiscalização.
A RDC ou resolução da diretoria colegiada, estabeleceu a língua portuguesa como regra obrigatória na hora de colocar nos rótulos a composição química dos produtos.
É mais complexo do que pensamos pois deve ser mantida a integridade do material e da cor da etiqueta confeccionada.
Sendo assim, todas as embalagens, principalmente as de produtos de higiene pessoal, devem conter no seu rótulo original ou numa etiqueta complementar todos os dizeres em língua portuguesa.
A medida atende a uma decisão judicial do TRF. A empresa que ignora ou desconsidera estas regras está cometendo uma infração sanitária e sujeita a todas as penalidades legais, além das sanções civis.
Quando pensamos em rotulagem em português é colocar nos produtos, produzidos e comercializados no Brasil, uma linguagem que todas as pessoas entendam.
Logo, a vantagem é a compreensão daquilo que está sendo comprado adquirido. O consumidor deve ter acesso total à composição dos produtos e dos ingredientes, no caso dos alimentos.
Por isso, não tem como pensar em rotulagem sem ter em mente uma comunicação clara. O objetivo sempre é de orientar e informar mais adequadamente os consumidores.
Agora você já sabe que a rotulagem em português visa trazer inúmeros benefícios, e principalmente, melhorar a comunicação entre as marcas e seus consumidores.
Além de ser obrigatório, atende também uma medida judicial que coloca como foco o mercado de consumo - este que deve ser devidamente orientado.
É de extrema importância que todos tenham acesso às composições e possam escolher melhor aquilo que desejam comprar.
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