Tipos de adesivação veicular, durabilidade, etc

27 de março de 2023
Compartilhe:

A adesivação veicular tem diversas finalidades, passando desde a identificação de veículos para empresas prestadoras de serviço, indo até o envelopamento de carros e motos com o objetivo de preservar a pintura sem ter que passar por grande desgaste na alteração da cor.

Por esta razão, a adesivação veicular pode ser uma ótima solução para a durabilidade da pintura do seu carro.

Saiba agora quais os tipos de adesivação, bem como a durabilidade e outras informações:

Quais os tipos?

Entre os tipos mais comuns existem:

Envelopamento automotivo. 

Este é responsável pela sobreposição de cor do veículo garantindo a durabilidade da pintura original do carro.

Além disso, o envelopamento costuma proteger o carro de danos externos como a exposição excessiva ao sol e chuva. Também protege a lataria do carro mantendo-o preservado até que o dono decida vender o automóvel.

Entre os tipos de envelopamento podemos citar:

  • Fosco – o mais comum de ser encontrado no Brasil
  • Black piano – envelopamento ideal para carros esportivos
  • Brilhante – ótimo para mudar a cor do carro imitando uma pintura nova
  • Fibra de carbono – também ideal para carros esportivos por ter textura granulada
  • Transparente – perfeito para proteger a pintura original do carro sem alterar a cor

Adesivação para identificação de empresas e demais serviços

Neste meio automotivo existe também a adesivação veicular para identificação de carros de transporte por aplicativo, venda de produtos ou serviços e até mesmo identificação de carros de empresas.

Neste caso, o que você precisa saber é quanto às regras dessa adesivação que não pode ultrapassar 50% da cor do veículo e deve seguir o tamanho imposto pela legislação de trânsito brasileira.

Qual a durabilidade da adesivação/envelopamento?

Como você já deve ter percebido, a adesivação/envelopamento serve não apenas para identificar o veículo ou dar um design diferente. Mas também para a proteção do carro. 

O envelopamento automotivo dura em média 3 anos, mas pode chegar até 5 anos dependendo dos cuidados do dono do veículo, como manutenção periódica, não exposição do carro a elementos externos, bem como outros cuidados.

Aqui é importante ressaltar que a película possui um tempo de durabilidade, pois passado o prazo de 3 anos ela pode perder a cor e o brilho(dependendo do tipo de envelopamento), ela também pode soltar a cola.

Por isso é importante as visitas periódicas a um profissional competente, e que você também fique de olho no estado da sua película, seja para qual for o seu objetivo: troca de cor, manutenção ou identificação do carro para trabalho.

Outro fator que você precisa levar em consideração é a qualidade da película escolhida que irá revestir seu automóvel. Lembre-se de não envelopar se a lataria do carro estiver danificada, pois caso você queira retirar a película antes do prazo de validade, na hora do procedimento ela pode danificar ainda mais o que já estava ruim.

Então a recomendação é que você faça a manutenção do veículo e o envelopamento depois. 

E você? Já sabia quais os tipos de adesivação veicular? Nos deixe a sua opinião.