Você sabe como funciona o código de barras?





Código de Barras

Código de Barras

Todo mundo sabe como é um código de barras, e já viu ele em diversos produtos, seja tanto no varejo tradicional em quanto em negociações B2B.

Originalmente criado para auxiliar os mercados a controlarem a saída e entrada de produtos, bem como aumentar a velocidade desse processo, os códigos de barras pode ser utilizado para outras funções. Quer saber mais? Então siga com a gente neste conteúdo e aprenda tudo sobre o universo dos códigos de barras e decida já o melhor para o seu negócio! Confira!
O que é?

O código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. Existem dois tipos de código de barras: UPC e EAN. O primeiro é utilizado nos Estados Unidos e Canadá, já o segundo é o padrão mundial, sendo usada pelo Brasil. A principal diferença entre eles é em relação ao número de dígitos: O modelo UPC utiliza um padrão de 12 dígitos, já o EAN são 13 dígitos. Apesar das estruturas diferentes, ambos têm a função de identificar as mercadorias. Hoje também é muito utilizado o QR Code, que quando escaneado transfere o usuário para o site ou redes sociais do anunciante.
Como funciona?

A leitura dos dados, bem como a decodificação, é realizada pelo leitor de códigos de barras, que funciona como um scanner emitindo um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for preta, a luz é absorvida; nos espaços em branco, a luz é refletida para o leitor. Nessa leitura óptica os dados são capturados, compreendidos pelo computador, que reverte em letras ou números legíveis. Um código de barras, como os EAN e UPC, possuí uma estrutura formada basicamente de 4 etapas: Barra escura, barra clara, separadores e módulos. Os códigos são também compostos por caracteres, letra e número, densidade e enquadramento, dependendo de qual tipo de código de barras está sendo utilizado. O leitor de código de barras pode ser no formato pistola, fixo (utilizado em comércios como mercados e livrarias) e de mesa. A escolha do melhor leitor depende do tipo de comércio que será utilizado, capacidade de codificação, velocidade e densidade de leitura.
Para o que serve?
Ele serve para identificar um produto de uma maneira mais rápida e prática, e ajuda a controlar a entrada e saída de produtos do estoque. Os benefícios dele são muitos:

  • Redução de erros a quase zero, já que eles são padronizados e lidos automaticamente; há também a agilidade na captação dos dados dos produtos, essa agilidade pode ser percebida, por exemplo, em caixas de supermercados e ao realizar compras de muitas unidades, pois é possível saber o que é o produto e quanto custa;
  • Maior velocidade nas transações, que impacta diretamente nos índices de produtividade, fazendo com que os níveis de estoque atualizem imediatamente após uma compra;
  • Redução de custos também é percebida uma vez que há maior agilidade no processo e aumento da produtividade, reduzindo o custo de homem/hora;
  • Facilidade nas relações comerciais, pois o código de barras segue um padrão internacional (EAN) que possibilita as empresas se relacionem comercialmente de forma mais ágil e sem que seja necessário compartilhar informações do produto de forma separada. Também melhora os processos internos da empresa, trazendo vantagem competitiva para os negócios.

A Etipress é uma empresa de médio porte, que está há mais de 20 anos no mercado, especializada em todos os tipos de etiquetas. Na nossa empresa você pode encontrar etiquetas adesivas, rótulos, etiquetas para código de barras, etiquetas de lacres, etiquetas em brancos, etiquetas pré impressas, etiquetas em hotstamping, ribbons, cartões e folders. A Etipress trabalha encontrando a melhor solução para clientes, produzindo etiquetas personalizadas, e atende a todo o território nacional. Nós prezamos pelo atendimento, pelo prazo, por um preço justo e principalmente pelo resultado final. Entre em contato conosco e faça um orçamento para etiquetas personalizadas.



ENTRE EM CONTATO

Profissionais especializados e prontos para atendê-lo. Inovação, qualidade e etiquetas exclusivas.