Você sabe o que é o código de barras?

9 de agosto de 2017
Compartilhe:

Código de Barras

Conhecida no mundo todo, e presente no nosso dia a dia, a sequência de listras e números que os códigos de barra apresentam, dizem muito mais sobre os produtos do que imaginamos. A maioria dos produtos carregam em suas embalagens, uma etiqueta de código de barra. O número de identificação carrega informações importantes sobre o produto e garantem uma maior credibilidade. Além da garantia de segurança, os códigos de barras facilitam as tarefas de qualquer estabelecimento, como controlar o estoque, verificar os produtos que entram e saem, assim como a funcionalidade de calcular os preços em um caixa, gerando mais agilidade no atendimento.

Criação e história

A invenção que é mundialmente utilizada, foi criada nos Estados Unidos na década de 40 e patenteada por Bernard Silver, mas somente na década de 70 é que foi usada pela primeira vez como em uma embalagem de uma marca de goma de mascar. A ideia nasceu da necessidade de um presidente de rede de supermercados em ter informações rápidas na saída de um produto do caixa, nos corredores de uma universidade, ele comentou com um dos finalistas de uma competição de invenções a criar algo para sua necessidade. Tendo seu pedido negado pelo finalista, teve a sorte de que Bernard ouviu a conversa e logo se interessou pela ideia, mas somente quando cruzou com Joseph Woodland e contou sobre a ideia, é que de fato as pesquisas e testes começaram.

GS1 Brasil e sua importância

A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação é uma associação que atua na área multissetorial e atuas sem fins lucrativos, trabalha na implementação dos padrões de produtos, como é o caso do código de barras. Um código só é válido se possuir registro através da GS1, garantindo a eficiência e segurança dos suprimentos registrados.

Como funciona

O funcionamento é feito com aparelhos de leitura ótica, que raramente apresentam erros, as chances disso acontecer, é praticamente nela. Existem alguns tipos de códigos de barras, os mais usados são o código UPC, que é muito usado nos Estados Unidos e Canadá, com 12 dígitos onde o registro apresenta os tipos de produtos e suas características, o código do fabricante em questão e um código de verificação. O outro código muito usado, inclusive no Brasil é o EAN, que indicam o países de fabricação do produto, tamanho, peso, quantidade, tudo isso na mesma etiqueta para código de barra.

Ao seu alcance

Se o cadastro de seu produtos te preocupa, chegou a hora de se despreocupar. A Etipress atua na fabricação de etiquetas personalizadas, que atendem a necessidade de diversos setores comerciais e industriais. São duas décadas atuando com rótulos personalizados em um atendimento de ponta. Soluções rápidas e adequações modernas, é o que buscamos oferecer sempre aos nossos clientes. Temos em nosso portfólio uma vasta lista de clientes nas áreas alimentícias, segurança e outros setores.

Conheça nossos produtos e atendimento personalizado, feito por nossos profissionais altamente capacitados. Faça seu contato agora mesmo!