Você sabe quais as regras para a adesivação veicular?

27 de abril de 2023
Compartilhe:

Adesivos veiculares possuem diversas finalidades, uma delas é facilitar a propaganda de produtos e serviços para determinadas empresas. Outra forma de utilizar adesivos em carros é para identificação de algum serviço particular ou não.

O fato é que os adesivos são úteis na maior parte do tempo, inclusive eles podem proteger a pintura do carro, como é o caso do envelopamento. Mas você sabia que existem regras para adesivação veicular?

É sobre este assunto que vamos tratar neste artigo de hoje, então fique atento às informações e acompanhe a leitura até o final.

Regras da legislação de trânsito

Antes de adesivar o seu carro, é bom ficar atento às regras impostas pela legislação de trânsito brasileira. A lei permite que até 50% do carro tenha a sua cor externa alterada pelo proprietário. Sendo assim, ele pode escolher adesivos ou envelopamentos, desde que respeitadas as regras.

Caso este limite de 50% seja ultrapassado, o proprietário do veículo deve proceder com o registro da nova coloração, que deve ser emitido pelo Detran e adicionado no CRV (certificado de registro de veículo). 

A legislação ainda aponta consequências para o infrator desta regra, caso ele não proceda com ajuste necessário na documentação do veículo: é considerado infração grave, além de perder 5 pontos na carteira o condutor do veículo deve arcar com uma multa no valor de R$195,23 e poderá ser recolhido ao pátio do Detran. 

Por esta razão, antes de ir proceder com os adesivos e envelopamento é fundamental estar de acordo com as regras impostas pela legislação Brasileira de trânsito. 

Por que a legislação só permite a alteração de 50% do veículo?

De acordo com o CTB (código de trânsito brasileiro) ao alterar mais da metade do veículo, o carro perde características originais de sua identificação.

Portanto, para estar adequado, o proprietário deve respeitar as regras ou então optar pelo processo de registrar uma nova cor. Este procedimento pode ser um pouco burocrático e, caso você não tenha tempo disponível para toda essa alteração, o recomendado é seguir a legislação.

E quando se trata de carros de empresa, a legislação é a mesma, não havendo diferença entre os veículos particulares.

As regras se aplicam apenas para os adesivos?

É importante dizer que as regras não se aplicam apenas para o adesivação e envelopamento, mas também às pinturas.

A legislação ainda é ainda mais rígida neste caso, pois precisa ser preservada a visibilidade de dentro para fora do veículo, que deve ser de no mínimo 50%. Além desta regra, a dimensão dos adesivos está limitada a 4 m².

Então não se esqueça, caso você tenha a pretensão de modificar o seu carro, esteja atento às regras que passamos neste artigo como: tamanho dos adesivos, preservação da visibilidade e Caso, você não queira, pedir autorização para mudança dê cor do seu carro, preserve 50% da cor originalmente registrada.

Seguindo estas recomendações você não precisará pagar multas, perder pontos na carteira ou ter qualquer problema advindo de uma infração. E então? Você já conhecia estas regras? Conte para nós!