Os rótulos personalizados são peça fundamental dos produtos, pois são eles que irão passar para o cliente a marca, o conteúdo, a identidade visual e as especificações sobre determinado produto. Eles são de uso obrigatório e, em alguns casos, como os rótulos do setor alimentício, precisam seguir algumas regras.

Há alguns anos se tornou obrigatório a informação sobre a presença de produtos alergênicos e de glúten nos rótulos personalizados de alimentos, tendo que vir especificado e legível para o consumidor. 

Também é necessário que possua a lista dos ingredientes e os valores nutricionais do produto, como quantidade de calorias, de sódio e de carboidratos, em determinação da Anvisa. O rótulo personalizado de alimentos ainda precisa informar o lote do produto, o prazo de validade e instruções de uso e preparo. 

Existem diversos rótulos personalizados presentes no mercado, entre eles:

  • Rótulos de alimentos;
  • Rótulos de bebidas;
  • Rótulos de conservas e enlatados;
  • Rótulos de produtos de limpeza;
  • Rótulos de produtos de higiene pessoal.

Há dois tipos de material utilizados na fabricação de rótulos personalizados: Papel Couchê e BOPP. O papel couchê é semi-impermeável e possui uma resistência mais baixa, por isso, deve ser utilizado em produtos que não entrarão em contato com a água, como conservas e enlatados. Já o BOPP é um material plástico, muito resistente e à prova d’água, sendo indicado para produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Por apresentar uma maior resistência que o papel couchê, o BOPP também é indicado para produtos que sofrem severas alterações de temperatura, como comidas congeladas e bebidas que geralmente ficam no freezer.

O rótulo personalizado pode ter outra função, que é a diferenciação do produto na gôndola. Existem estudos que comprovam que quase todas as decisões de compra são tomadas no ponto de vendas, então, quanto mais interessante e de melhor qualidade for o rótulo, mais chamará a atenção do possível consumidor.

Rótulos personalizados para diversos segmentos

Atualmente existem rótulos personalizados para diversos segmentos no mercado. Entre eles podemos citar:  rótulos de alimentos, rótulos de bebidas, rótulos de conservas e enlatados, rótulos de produtos de limpeza e rótulos de produtos de higiene pessoal.

É importante ainda lembrar que o rótulo é o primeiro contato entre a marca e o consumidor. Dessa maneira, é imprescindível que seja escolhido e elaborado com cuidado, para que os objetivos relacionados ao produto sejam alcançados.

Se você procura a solução em rótulos personalizados, entre em contato com a Etipress e faça já um orçamento!

Rótulos personalizados para alimentos

Os rótulos personalizados para alimentos são fundamentais para que os consumidores consigam identificar tudo o que é importante sobre determinada comida. É por isso que a Etipress reconhece que eles devem seguir as especificações da Anvisa. 

Todos os brasileiros deveriam se preocupar em saber ler os rótulos dos alimentos, pois eles trazem a informação nutricional, a lista de ingredientes, os alergénios, o prazo de validade e até as condições de conservação de um determinado produto.

Em 2018, a Anvisa estabeleceu uma medida para a criação de um novo modelo de rótulos personalizados para alimentos, mais simples e com praticidade de entendimento. Tudo isso para ajudar o consumidor a identificar produtos com alto nível de açúcares, gorduras saturadas e sódio.

Além de conter informações nutricionais mais claras, a Anvisa prefere que os alertas tenham o formato de triângulos ou círculo, e também que os avisos sejam colocados nas partes frontais em formato de tabela. 

Nesta nova medida também foi proposta a criação de novas tabelas nutricionais contendo: valor energético, carboidrato, açúcares totais, açúcar adicionado, fibras alimentares, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, sódio, nutrientes objetos de alegações (condicionalmente obrigatório) e nutrientes objetos de fortificação (condicionalmente obrigatório).

Outro ponto importante sobre os rótulos personalizados para alimentos é que a lista de ingredientes também deve ser feita por ordem decrescente, ou seja, o ingrediente que aparece em primeiro lugar é aquele que existe em maior quantidade no alimento.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as informações que devem constar nos rótulos personalizados para alimentos, com certeza você vai começar a analisar os produtos com outros olhos. 

O significado das cores nos rótulos personalizados

Se tem uma coisa que é muito importante na hora de pensar no rótulo personalizado de um produto é a cor utilizada nele. 

Sabemos que a percepção humana é predominantemente induzida pela visão, ou seja, a primeira coisa que chama a atenção em um produto é o seu aspecto visual e as cores exercem grande poder nesse sentido.

Uma embalagem bem feita é aquela capaz de vender o produto na prateleira, pois ela atrai a atenção, desperta o interesse e ressaltar a qualidade em alguns minutos. É aí que entra o papel decisivo das cores.

Mas afinal, qual o significado de cada uma das cores que compõem um rótulo personalizado? Vamos entender agora.

  • Vermelho: passa a ideia de energia e prende a atenção do consumidor, estimulando o desejo de compra;
  • Laranja: é convidativo e estimula a alegria, por isso é muito utilizado em embalagens de alimentos;
  • Amarelo: transmite felicidade, estimula e conforta, é a cor ideal para prender a atenção do consumidor;
  • Azul: estimula a calma, a confiança e a tranquilidade e é muito usada em embalagens que precisam passar confiabilidade;
  • Preto: está relacionado com o luxo e sofisticação e é normalmente usado para vender produtos de alto valor;
  • Verde: representa equilíbrio e remete à natureza, por isso é associado a produtos de saúde, pois transmite tranquilidade, vitalidade, fertilidade, e possui um efeito calmante.
  • Roxo: indica modernidade, nobreza e sofisticação, por isso é muito utilizado em produtos de beleza e também têm espaço em caixas de sucos de frutas roxas;
  • Branco: é mais clean e transmite a ideia de paz, entretanto em rótulos é mais usado como apoio;
  • Cinza: é neutro e usado principalmente em embalagens de produtos tecnológicos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o significado das cores das embalagens, pode escolher aquela que mais tem a ver com o seu produto e conseguir chamar a atenção do público, vencendo a concorrência. 

Se você está em busca de rótulo personalizado, entre em contato com a Etipress e faça já um orçamento!


ENTRE EM CONTATO

Profissionais especializados e prontos para atendê-lo. Inovação, qualidade e etiquetas exclusivas.