O ribbon é conhecido popularmente como fita de transferência térmica, e é utilizado por impressoras térmicas. Essa película plástica, quando aquecida, permite que imagens e textos sejam transferidos para diversos tipos de papéis como o couchê, vergê, cartão, papel de linho, papel kraft, papel fotográfico, entre outros. Também permite a impressão em filmes, como o BOPP e o Vinil, e em adesivos. Ele funciona basicamente como os tonners das impressoras tradicionais, e possuem baixa manutenção e alta segurança. Eles podem ser utilizados para diversas finalidades, como:
A ação da impressão ocorre quando a impressora térmica aquece o ribbon, fazendo com que ele repasse as imagens e textos para outro material. Ele funciona, pois, é aquecido em pontos pré-determinados, e não de maneira aleatória. Os ribbons podem ser apresentados em 3 tipos:
Cêra: É o modelo que possui o menor custo, e permite impressões rápidas em alta qualidade. É um material mais frágil, e pode ser utilizado para a impressão de códigos de barras em etiquetas adesivas ou papel, e demais dados.
Resina: É um material mais resistente, e pode ser utilizada em produtos que são expostos a condições extremas, como baixas temperaturas, vento, poeira, chuva, altas temperaturas, expostos a atrito ou substâncias ácidas e a umidade. Pode ser utilizado em etiquetas de produtos que vão ao congelador, na indústria farmacêutica, automobilística e em clínicas e hospitais.
Misto: Como o nome indica é uma mistura dos dois materiais citados anteriormente, e é mais resistente que o riboon cera e menos que o ribbon resina. Pode ser utilizado tanto na impressão de filmes como de papéis, e pode ser utilizado para etiquetas de identificação de caixas, etiquetas de peças, avisos de advertência, entre outros.