O vinil é um material plástico resistente formado, em peso, por 43% de eteno (um derivado do petróleo) e 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio, o sal de cozinha).
Da mesma maneira que todos os plásticos são feitos, o vinil também é feito através de processos contínuos de polmeriazação que se convertem em hidrocarbonetos, se tornando, posteriormente, um único composto: O polímero. Através da reação química, os dois compostos combinados, o eteno e o cloro, foram o dicloreto de etileno, que vira o gás chamado Cloreto de Vinila. No fim, o gás é convertido no material que conhecemos por vinil.
Além da resistência, o vinil também possui vantagem em comparação com outros materiais, pois é um material que não fica suscetível às mudanças de preço dos barris de petróleo como outros materiais plásticos.
As vantagens da utilização das etiquetas em vinil são várias, entre elas:
Material a prova d’água: As etiquetas em vinil podem ser utilizadas embaixo de água corrente, pois é um produto à prova d’água e umidade.
Resistência: As etiquetas feitas em papel possuem mais facilidade em rasgar com o manuseio constante, já as feitas em vinil são mais resistentes.
Qualidade de impressão: O vinil resolução foto possibilita impressões em alta qualidade e de diversas cores, tendo a mesma qualidade que uma impressão realizada em papel de foto;
Diversidade: O vinil é um material que permite a inovação. É possível realizar a impressão em diversos formatos, tamanhos e cores.
As etiquetas vinil resolução foto podem ser utilizadas para a criação de brindes, convites de festas e lembranças de festa. São versáteis, e aderem com facilidade a superfícies limpas e retas, como o plástico, papel e o acetato. É preciso armazenar em local sem incidência solar para que não haja comprometimento da eficiência da cola da etiqueta. São ideias para serem utilizadas em produtos que necessitam de alta qualidade de impressão aliado a resistência a manipulação.