Os banners são excelentes ferramentas de comunicação e é uma das possibilidades da comunicação visual. A comunicação visual tem o poder de atrair pessoas que não conhecem sua empresa, fixar sua marca na mente delas e até mesmo converte-los em clientes.
Há diversos tipos de banners que variam entre sim na forma de transporte e em como ele será exposto. O tradicional é feito de lona e possui acabamento em madeira ou tubos de pvc, com uma corda, para ser pendurado. Já o X-banner possui uma estrutura metálica em x, ideal para ser posto no chão.
Além de serem extremamente versáteis e utilizados em diversas ocasiões, comoa informando o lançamento de um produto, comunicando promoções, patrocinando eventos, eles possuem a grande vantagem de chamar a atenção das pessoas para a marca, devido ao seu tamanho.
Como é feito de lona, o banner é um material impresso extremamente resistente, que pode ser transportado e reutilizado diversas vezes. Sua durabilidade é outro fator decisivo na hora da escolha de peças de comunicação, visto que quando bem cuidado, pode durar por anos e serreutilizado por diversas vezes.
Ele também é um material muito prático, pois é fácil de carregar por ser leve e também é fácil de limpar, por ser um material plástico. É preciso sempre se ater à qualidade da arte criada para a impressão do banner, precisando obrigatoriamente possuir alta qualidade, para que não haja distorção na hora da impressão.
O banner é uma excelente maneira de chamar atenção para a sua marca e pelo fato depossuir um bom custo-benefício é acessível até mesmo para empresas de pequeno porte.