O Qr Code deriva do inglês, e significa Código de rápida resposta. Ele consiste em um código bidimensional, em preto e branco, que pode ser escaneado, lido, através das câmeras dos telefones celulares ou de leitores próprios que utilizam o laser, da mesma forma dos leitores de códigos de barras.
O código pode ser convertido em:
O Qr Code foi criado em 1994, por uma subsidiária da Toyota no Japão, para catalogar peças na indústria automotiva. Em 2003 foram criados aplicativos que ajudam a captar as informações em um telefone celular, utilizando a câmera contida no aparelho.
O Qr Code possui diversos usos, entre eles:
Com o avanço da tecnologia, novas formas de uso vêm sendo descobertas como o uso em programas de televisão para saber mais informações sobre o produto. Esse tipo de uso ainda não vem sendo utilizado no Brasil, mas já é comum em outros países. O Qr Code pode ser produzido em diversos meios, e um dos possíveis é em etiquetas autocolantes. As etiquetas autocolantes possuem grande variedade de usos, podendo ser coladas em caixas, vitrines, produtos, gôndolas e diversas outras superfícies. Por se tratar de um produto autocolante, é preciso armazenar as etiquetas com o Qr Code em lugar seco e fora da incidência solar direta. Muitas empresas grandes vem utilizando o Qr Code como forma de proporcionar a interação com os seus clientes, e possibilitar mais informações sobre a empresa e o produto de uma maneira mais prática.